Trabalho integrado leva a redução de 20% dos roubos em Mato Grosso

Região Integrada de Segurança Pública de Barra do Garças teve o melhor desempenho

Luzia Araújo | Sesp-MT

O trabalho integrado e qualificado das forças de Segurança Pública resultou na redução de 20% dos crimes de roubos em Mato Grosso, no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, foram registrados 11.368 casos no Estado. Já em 2016 ocorreram 14.261. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Analise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Barra do Garças foi a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) que mais reduziu os crimes. Nos seis primeiros meses deste ano, a Risp de Barra do Garças apresentou uma queda de 40% dos casos.  De janeiro a junho, a região do Vale do Araguaia registrou 73 casos de roubos, enquanto que em 2016 foram 121.

A região integrada de Barra do Garças é formada pelos municípios de Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Torixoréu.

O delegado regional da Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, disse que o resultado positivo alcançado pela região é fruto da união entre os órgãos de Segurança e da investigação qualificada desenvolvida pelos policiais civis da região.

“Realizamos reuniões quinzenais com todos os órgãos de Segurança, na sede da Polícia Militar, para fazermos uma análise criminal dos números, identificarmos os locais com maior incidência de roubos e planejarmos as ações. Além disso, a Delegacia de Roubos e Furtos faz uma investigação mais qualificada. Na conclusão do inquérito policial, como o suspeito não foi preso em flagrante, os delegados estão pedindo os mandados de prisão. Com isso estamos conseguindo reduzir os crimes de roubos e homicídios”, disse o delegado que atua há três anos e meio na região.   

Outro fator importante, segundo Macedo, foi a criação do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) da Polícia Judiciária Civil no município. “O grupamento foi criado a cerca de seis meses e colocamos os policiais para realizarem ações pontuais, sabendo quais os bairros que estão com maiores índices e a melhor forma de atuação para coibir os roubos. Isso está facilitando no momento da abordagem e na identificação de pessoas”, destacou o delegado.

A Polícia Militar também intensificou o policiamento e abordagens na região, por meio das análises criminais. De acordo com o comandante regional da Polícia Militar de Barra do Garças (CR 5), tenente-coronel PM Izac Omar Prado Souza, a instituição utiliza ainda da ferramenta de georreferenciamento para saber onde estão ocorrendo os crimes e aumentar o policiamento nos locais.

“Além das análises de dados estatísticos, trabalhamos também com o georrefenciamento, para ter uma visão de onde acontecem os casos e intensificar as abordagens e policiamentos nos locais. Dessa forma, conseguimos direcionar os nossos policiais de forma mais técnica para o trabalho”, disse o militar.

Além disso, a Polícia Militar realiza também o trabalho de valorização e motivação dos policiais. “O policial que abordar mais e obter maiores resultados é reconhecido em uma formatura mensal e premiação que vai desde a dispensa do trabalho, devido ter cumprido a meta antecipadamente, como também indicação para participar de cursos”, disse o tenente-coronel.

O tenente-coronel disse ainda que esse trabalho colabora para redução de outros crimes, como os casos de homicídios na região. “Realizamos muitas operações integradas, abordagens e checagens. Então, a constância do policiamento em locais determinados coibe a prática de diversos crimes, como os roubos e até os homicídios”, disse Izac Omar.

Assim como a Risp de Barra do Garças, as regiões integradas de Água Boa, Pontes e Lacerda, Várzea Grande, Guarantã do Norte, Cuiabá, Vila Rica, Rondonópolis, Nova Mutum, Primavera do Leste e Sinop também apresentaram queda nos crimes de roubos durante o primeiro semestre.

Seja o primeiro a comentar sobre "Trabalho integrado leva a redução de 20% dos roubos em Mato Grosso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*