Nelore da Carpa vem com força total nos leilões anuais

Os meses de agosto e setembro são muito aguardados pelo mercado pecuário nacional por causa da concentração de leilões que antecedem a estação de monta e a temporada é marcada especialmente pela dupla oferta da Carpa Serrana.

A tradicional seleção do criador Eduardo Biagi, desenvolvida em unidades nos estados de São Paulo e de Mato Grosso poderá ser acessada em dois grandes eventos. Os remates, oficializados pela ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil), apresentarão ao mercado animais com alto valor genético, apartados na cabeceira de um plantel da raça Nelore que vem sendo melhorado há 46 anos.

A primeira etapa acontece no dia 19 de agosto, em Serrana (SP), com a realização do Leilão Anual Carpa. O leilão comemorativo, que completa 30 anos ininterruptos, vai vender bezerras, novilhas e prenhezes de doadoras de elite, destacadas em um sistema criterioso, que atende tanto as demandas do Nelore de pista como o de produção “Esse é o resultado do trabalho que mantém um olho na balança e outro na pista”, reforça o selecionador.

A Carpa mantém o diferencial de promover eventos temáticos em Serrana e essa edição é dedicada ao mundo das novelas brasileiras. “As campanhas já tiveram esse eixo cultural fixado na música, no cinema, na literatura, entre outros. Esse ano a proposta é que todo o material de propaganda e a trilha sonora, por exemplo, resgatem na memória dos convidados a saga de inesquecíveis personagens do mundo rural que encantaram o Brasil pela tela da TV. O roteiro contempla “Pantanal”, “América”, “O Rei do Gado” e outros sucessos, mas a sequência é segredo para os próximos capítulos”, revela o titular da Carpa Serrana.      

O compromisso do Leilão Anual Carpa é o de ofertar, sem restrições, a genética dos melhores exemplares do criatório. “Esse plantel é um dos mais reconhecidos do país e a equipe da Carpa é respeitada pelo trabalho que faz. O projeto de pecuária com 100% da raça Nelore, desde o gado de seleção até o rebanho de corte, que apresenta dados zootécnicos sempre acima da média por estarem fundamentados em avaliações genéticas há décadas, consegue evoluir e se manter atual no quesito de desenvolvimento da parte genética. Entre as bezerras teremos filhas e netas de matrizes premiadas, e valorizadas também pela produção excepcional, por todo o mercado da raça Nelore, inclusive integrantes do time de pista da Carpa que hoje lidera o ranking paulista. Já as novilhas resumem todo o conceito de seleção sustentável e eficiente da Carpa. Fora isso, o lote surpresa desse ano, vai ser o auge da comemoração de 30 anos do criatório. Não queremos nada menos que a melhor bezerra da geração 2017”, diz o assessor pecuário Fernando Barros.

A segunda oferta será no dia 03 setembro no recinto da Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças (MT). O Mega Carpa 2017 levará ao pregão 180 touros e 3 mil bezerros de corte.

Os reprodutores escalados para a edição 2017 tem avaliação genética e obtiveram índices com média de TOP 10% no PMGZ, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ. “Os touros tem exame andrológico positivo, seguem com todas as garantias de sanidade. Além das avaliações do PMGZ, os animais tem as informações também da ANCP. É interessante que todos os anos temos de 30 a 40 compradores no leilão e um alto índice de recompra na carteira de clientes”, explica o gerente de pecuária da Carpa Serrana, Luis Otávio Pereira de Lima.     

Como tradição, os touros do leilão já foram utilizados no rebanho da Carpa. “Essa é uma forma de comprovar o potencial dos animais melhoradores e com isso demonstramos a confiança que a Carpa tem na genética que produz. Nós gostamos de destacar que todos os bezerros de corte do leilão são filhos dos reprodutores vendidos na edição do ano anterior. Na desmama, aqui no Mato Grosso, a bezerrada registrou peso de até 250 quilos para as fêmeas e 280 quilos para os machos”, diz o gerente de pecuária da Cibrapa, Marcos Junqueira Cardoso.

Sobre a Carpa Serrana – Com um rebanho com mais de 25 mil cabeças, a seleção do plantel da Carpa se dá por meio de avaliações genéticas que buscam o equilíbrio morfológico e zootécnico para obter um Nelore produtivo, que tenha grande desempenho frigorífico sem perder as características raciais.  Todos os animais PO são avaliados pelos programas PMGZ – ABCZ (Programa Melhoramento Genético de Zebuínos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e o PMGRN – ANCP (Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).

Essa tradição levou a Carpa Serrana a ser considerada uma das melhores seleções da raça Nelore no Brasil, com o Prêmio Melhores da Dinheiro Rural na categoria Produção e o Oscar da Pecuária, com o Troféu Nelore de Ouro concedido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Serviço:

Leilão Anual Carpa
Dia 19 de agosto (sábado) – 13h
Recinto leilões Carpa – Serrana (SP)
Transmissão Canal Rural
Informações (16) 3987-9003

 

Leilão Mega Carpa
Dia 3 de setembro (domingo) – 10h
Recinto da Fazenda Cibrapa – Barra do Garças (MT)
Transmissão pelo Canal Rural
Informações (16) 3987-9003 / (66) 3442-1900

Informações para a Imprensa | Grupo Publique
(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.7081.0561 – larissa@publique.com – com Larissa Rodrigues
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique
(34) 9.99186-9028 – marcia@publique.com – Márcia Benevenuto

Seja o primeiro a comentar sobre "Nelore da Carpa vem com força total nos leilões anuais"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*