Adequação Ambiental e Sustentabilidade são debatidas na Faculdade Cathedral

Aconteceu em, 27 de junho, no auditório da Faculdade Cathedral o projeto Campos do Araguaia, uma parceria entre a The Nature Conservancy (TNC) e o Grupo Roncador, com o apoio do Sustainable Trade Iniciative (IDH). O evento visou promover a intensificação sustentável da pecuária na região do Médio Vale do Araguaia, com ações de adequação ambiental e restauração da vegetação nativa de imóveis rurais.

“A TNC é uma instituição de conservação ambiental que está inserida em muitos países. Enxergamos aqui uma oportunidade de apoiar a pecuária de baixo carbono, e ao mesmo tempo recuperar as áreas que foram degradadas”, completou Francisco Fonseca, Coordenador da TNC.

O projeto tem como foco principal a remoção de barreiras para a intensificação sustentável da pecuária de corte da região, combinada com a promoção da adequação ambiental das propriedades rurais de acordo com o Código Florestal Brasileiro e seus programas de Regularização Ambiental (PRAs).

Téia Fava, Conselheira da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) comenta: “Acredito muito na sustentabilidade, até porque a minha empresa trabalha com eucalipto tratado. Lá eu só vendo a madeira exótica, e não trabalho com madeira nativa, justamente para preservar”.

As principais barreiras à intensificação são os processos burocráticos (processos, fluxos e etc), de forma que a estratégia central do projeto se dará por meio do estabelecimento de um “Poupa Tempo” da pecuária sustentável. Esse poupa tempo, trata-se de uma estrutura física, onde os representantes dos órgãos responsáveis por essas agendas estarão se reunindo periodicamente para encaminhar soluções conjuntas, otimizando tempo e recursos financeiros.

Por Atila Cezar

Seja o primeiro a comentar sobre "Adequação Ambiental e Sustentabilidade são debatidas na Faculdade Cathedral"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*