MT registra queda em incidência de Zica Vírus, Dengue e Chikungunya

Foto: Reprodução

O Estado de Mato Grosso apresenta média incidência de Dengue (279/100 mil habitantes), baixa incidência de Febre Chikungunya (85/100 mil habitantes) e baixa incidência de Febre pelo Vírus Zika (63/100 mil habitantes). São 9.233 casos de dengue, uma redução de 65% em relação ao mesmo período de 2016. Já a Febre Chikungunya teve 2.802 casos registrados e nesse comparativo houve um aumento de 102% em relação ao mesmo período de 2016; e o número de casos de Febre pelo Vírus Zika é 2.086, uma redução de 91% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde.

No mês de julho deste ano 118 municípios já notificaram casos de dengue.

Em relação à febre chikungunya registrou-se um caso de óbito em investigação no município de Várzea Grande. No mesmo mês foram notificados casos em 53 municípios: Acorizal, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Apiacás, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Itanhangá, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Nazaré, Nova Brasilândia, Nova Mutum, Nova Olímpia, Novo São Joaquim, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

Com relação à incidência de zika, em junho, foram notificados casos em 56 municípios: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Jaciara, Juína, Juscimeira, Lambari d’Oeste, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Nazaré, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vera. As notificações estão abaixo em comparação ao mesmo período do ano de 2016.

Alerta para surto de sarampo na Europa

O Ministério da Saúde recomendou aos Estados que redobrem a atenção e ativem a vigilância para possíveis casos de sarampo no Brasil. Isso decorre de um surto de sarampo na Europa, em janeiro, com 559 casos registrados.

A Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso divulga o alerta para todas as unidades de vigilância municipais, em razão da possibilidade de reintrodução do vírus a partir de pessoas procedentes da Europa, seja estrangeiro ou brasileiro.

A recomendação prevê a identificação e o acompanhamento dos casos e a manutenção de alta cobertura de vacinação.

Rose Velasco | SES-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "MT registra queda em incidência de Zica Vírus, Dengue e Chikungunya"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*