UFMT – Gelco terá início na quarta-feira

Foto: Reprodução

Barra do Garças se prepara para receber na próxima quarta-feira (30), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, o II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (Gelco) que vai reunir pesquisadores reconhecidos nesta área. O evento se estende até o dia 1 de setembro e consta na programação palestras, lançamento de livros, oficinas e minicursos.

Além dos pesquisares nacionais e internacionais, o Gelco 2017 deve incluir nos debates representantes de instituições e entidades locais e de toda a região do Vale do Araguaia. A organização é do curso de Letras da UFMT (CUA) e tem como presidente da comissão organizadora local a professora e diretora do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque.

“Já são mais de 600 inscritos, 398 trabalhos científicos aprovados, mais de 30 livros que serão lançados durante o evento, que conta também com 60 palestrantes, entre eles de outros países como Itália e Holanda”, afirma Lennie. Ela destaca ainda o fato de ser a primeira vez que Barra do Garças sedia um evento internacional da área.

“Durante três dias, estarão reunidos aqui, pesquisadores referência nesta temática. O evento contribui não só para a cidade, mas também para a universidade, para os professores e nossos alunos, além de nossa comunidade.”

Dentre os convidados internacionais, profere a palestra de abertura, a professora da Universidade de Pescara, Kátia Abreu Chulata com o tema “Línguas e Literaturas Brasileiras em Contexto de Transnacionalização e Interculturalidade e na Diáspora”, além da fala da professora da Universidade de Amsterdã, Hella Olbertz, com a temática da “Perda do sujeito nulo no português brasileiro: uma abordagem tipológica a partir da teoria DiscursivoFuncional”.

Também estará presente o especialista em tradução literária e dublagem de audiovisual, professor Dr. Gian Luigi De Rosa. Italiano da Università del Salento, entre seus trabalhos está a tradução para romance “Estive em Lisboa e pensei em você”, de Luiz Ruffato, e a legenda do filme “O diabo 4”, dirigido por Alice de Andrade.

O Gelco é uma sociedade civil que reúne professores, pesquisadores, acadêmicos e diversos outros profissionais do Centro-Oeste, que se dedicam aos estudos da Linguagem. O objetivo é buscar fomentar as discussões sobre o desenvolvimento da pesquisa e do ensino de campos científicos como Linguística, Línguas e Literatura.

As inscrições ainda podem ser realizadas no site oficial do Gelco www.gelcooficial.com.br/gelco-2017. No endereço, os interessados também encontrarão mais informações sobre o evento e a programação completa.

Por Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "UFMT – Gelco terá início na quarta-feira"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*