Artigo de perito da Politec é destaque em revista internacional

O artigo científico escrito pelo perito oficial criminal Heitor Simões Dutra Correa, que apresenta uma técnica econômica e eficaz na extração de DNA a partir da raiz de dentes humanos foi publicado na última edição da Revista Forensic Science International.

A técnica é empregada no Laboratório Forense da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a identificação genética desde 2015 e foi desenvolvida a partir da dissertação de Mestrado do autor, no Programa de Mestrado de Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá. Consiste na desmineralização do dente, tornando-o mais maleável para que a sua raiz possa ser cortada com um bisturi.

“O objetivo deste estudo foi apresentar como raízes desmineralizadas podem ser fontes de DNA sem a necessidade do emprego de equipamentos caros para a pulverização de amostras ou processamento dos dentes”, citou.

Durante a pesquisa foram analisados de um a cinco dentes de cada um dos 20 corpos humanos não identificados recuperados do centro-oeste do Brasil.

Os dentes inteiros foram desmineralizados em solução de EDTA com a mudança diária da solução. Após aproximadamente sete dias, os milímetros finais da ponta da raiz foram cortados. Esta porção da amostra foi utilizada para extração de DNA através de um protocolo orgânico convencional.

Ao final das análises, foram obtidos perfis genéticos completos para 85% dos indivíduos estudados, dos quais 80% foram identificados positivamente. “Esta abordagem alternativa de baixa tecnologia para processamento de dentes pós-mortem é capaz de extrair DNA em quantidade e qualidade suficientes para o trabalho forense, mostrando que as raízes são fontes viáveis de DNA nuclear mesmo após a desmineralização”, constatou.

A extração de DNA a partir dos dentes ocorre para a identificação de corpos carbonizados ou em avançado estado de decomposição, e é considerado um dos meios com maior concentração de material genético depois de sangue e músculos, conforme o perito criminal.

De acordo com o site da Revista Científica Revista Forensic Science International, o fator de impacto do periódico em 2016 foi de 1,989 e está indexada como Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na área de Ciências Forenses.

Assessoria | Politec-MT

Seja o primeiro a comentar sobre "Artigo de perito da Politec é destaque em revista internacional"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*