Turismo no Araguaia

José Arimatéia – Ex Dep. Estadual

Por iniciativa do Deputado Estadual Adalto de Freitas (Daltinho), representante, na Assembleia Legislativa, da região do Araguaia, foi realizada uma audiência pública para formalizar a criação do Fórum do Polo Turístico Portal do Araguaia – Xingu, na cidade de Canarana.

Esta audiência reuniu representantes dos municípios de Canarana, Portal do Araguaia, Barra do Garças, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Gaúcha do Norte e Ribeirão Cascalheira. Marcaram presença, além do Deputado Daltinho, o Secretário de Estado Adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Figueiredo Paz, Prefeitos, Vereadores e lideranças regionais.

O evento aconteceu no último dia 24, no Centro de Tradições Gaúchas – CTG, do município anfitrião.
Foi discutido com profundidade o potencial turístico do Vale do Araguaia e a necessidade de se olhar com competência e seriedade para esta riqueza da região.

Espera a sociedade que esta ação do Deputado Adalto de Freitas, apoiada por lideranças regionais e estaduais, não caia no esquecimento, mas que se transforme em um Projeto Turístico Regional arrojado, economicamente atrativo, sustentável e preservador do meio ambiente.

Já existe no médio Araguaia uma razoável estrutura logística com hotéis e pousadas.

A região é rica pela sua natureza, onde se tem o Rio Araguaia, o Rio Garças, o Rio das Mortes, Rio Xingu, com suas praias, belezas da fauna e da flora, a Serra do Roncador, suas cachoeiras, e seus mistérios, as aldeias indígenas, expressiva produção artesanal, balneários e vertentes de água quentes, mananciais nunca vistos com seriedade pelos governantes. Quando fui Deputado Estadual, na década de 80, tentei, através do então Governador Carlos Bezerra, alcançar a execução de um projeto compatível com o potencial da região, mas, infelizmente não alcancei o meu objetivo.

É preciso que quem administra o desenvolvimento turístico do estado saiba que o nosso potencial ultrapassa fronteiras, não é só Chapada dos Guimarães e o Pantanal, mas sim a região do Araguaia e outras tantas. Neste momento de crise financeira, investir no turismo ecológico, cultural e místico, e gerar empregos, desenvolvimento é retorno financeiro garantido.

Por fim, que a criação do Fórum do Polo Turístico Portal do Araguaia – Xingu seja a luz que falta aos responsáveis pelo setor turístico de Mato Grosso. Parabéns ao Deputado Adalto de Freitas (Daltinho) pela iniciativa!

Por José Arimatéia – Ex Dep. Estadual

Seja o primeiro a comentar sobre "Turismo no Araguaia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*