Mude o tamanho do texto: A A A

Definido calendário dos Jogos Escolares da Juventude

Começa em maio a maior competição envolvendo estudantes de Mato Grosso, a edição de 2018 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Com 13 etapas regionais e estaduais, o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), em parceria com os municípios. A última edição, realizada no ano passado, mobilizou cerca de 10 mil estudantes mato-grossenses.

Podem participar das etapas estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Enquanto na categoria B atuam os adolescentes de 12 a 14 anos (2004, 2005 e 2006), a categoria A agrupa jovens com idades entre 15 e 17 anos (2001, 2002 e 2003).

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, o evento mobiliza as escolas, os municípios e é um importante instrumento para o uso do Esporte na formação dos alunos de Mato Grosso. “Realizar a edição dos jogos gera uma série de benefícios. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo para a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores”.

Os jogos são divididos em duas etapas, regional e estadual, fases que antecedem a etapa nacional, prevista para novembro e organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “As etapas regionais foram elaboradas com base nas regiões esportivas que compõem Mato Grosso”, explica Oliveira.

A primeira etapa está marcada para o dia 15 de maio e congregará os municípios da região Oeste. Ainda no mês, será realizada a etapa da região Norte. As fases regionais prosseguem até o dia 5 de agosto. Na sequência, a partir do dia 13 de agosto, começam as etapas estaduais, que seguem até setembro.

Até o momento, duas cidades foram confirmadas como sede, Querência, que entre os dias 19 e 24 de junho receberá a etapa da região Leste, e Juruena, anfitriã da regional Noroeste, que começa no dia 29 de junho. Em breve, a Sael deverá disponibilizar o caderno de encargos para as prefeituras que queiram receber as demais etapas regionais.

No site da Sael-MT, na aba “Superintendências”, “Esporte na Escola”, já estão disponíveis fichas, mapas e ofícios que devem ser preenchidos pelas delegações que participarão dos jogos.

Veja abaixo o calendário dos JEJ*:

Etapa Região Município / Sede Data
Regional Oeste A definir 15/5 a 20/5
Regional Nordeste A definir 29/5 a 3/6
Regional Norte A definir 5/6 a 10/6
Regional Sudoeste A definir 12/6 a 17/6
Regional Leste Querência 19/6 a 24/6
Regional Médio Norte A definir 26/6 a 1/7
Regional Noroeste Juruena 29/6 a 4/7
Regional Sul/Sudeste “A” A definir 3/7 a 8/7
Regional Sul/Sudeste “B” A definir A definir
Regional Centro Norte A definir 31/7 a 5/8
Estadual Mod. Coletivas “B” Estadual A definir  13/8 a 19/8
Estadual Mod. Coletivas “A” Estadual A definir 20/8 a 26/8
Estadual Mod. Individuais Estadual A definir 29/8 a 2/9

*Pode haver alteração nas datas das etapas

Gláucio Nogueira | Sael-MT 

Seja o primeiro a comentar sobre "Definido calendário dos Jogos Escolares da Juventude"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*