Seduc vai selecionar parceiros para alfabetização de jovens e adultos

Jr. Silgueiro

A previsão é que o Projeto Muxirum da Alfabetização atenda mais de nove mil pessoas este ano

Adilson Rosa | Seduc-MT 

A Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer(Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado no último dia (01.03), o edital de chamamento público para parceria na alfabetização com o Projeto Muxirum da Alfabetização, que atenderá jovens, adultos e idosos nos municípios de Mato Grosso. Conforme o chamamento 001/2018, haverá a seleção de propostas por parte de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para a formalização de acordo de cooperação com a pasta.

O edital de chamamento prevê a seleção de mais de uma proposta, observada a ordem de classificação e a existência de municípios disponíveis para a celebração dos termos de colaboração.

Poderão participar do edital entidades privadas sem fins lucrativos, que não distribuam entre seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros, eventuais resultados.

“O Projeto Muxirum da Alfabetização é uma das prioridades da atual administração dentro do Eixo Educar para Transformar e Emancipar. Ele também integra o Programa Pró-Escolas da Seduc e, neste ano, vamos implementar a terceira edição do projeto”, explica o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Edinaldo Gomes de Sousa.

Para este ano, a previsão é atender mais de nove mil pessoas. Até agora 10 municípios já aderiram ao projeto – Alto Paraguai, Denise, Diamantino, Juara, Nortelândia, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Santo Afonso, Sinop e Sorriso. “Vamos fortalecer a parceria com as prefeituras e também buscar novas parcerias, principalmente com federações, igrejas, associações, clubes entre outros segmentos da sociedade para poder alcançar ainda mais pessoas”, destaca o coordenador do projeto, Abílio Camilo Fernandes.

Em 2017, o projeto alfabetizou 4.679 jovens e adultos, em 20 municípios mato-grossenses. A iniciativa atendeu 486 turmas, em sua maioria pessoas na faixa etária acima de 50 anos, principalmente em áreas rurais.

Até o final do mês de março, 1,2 mil pessoas deverão concluir a primeira etapa do projeto nos municípios de Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Confresa, Planalto da Serra, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem e Vila Rica .

Seja o primeiro a comentar sobre "Seduc vai selecionar parceiros para alfabetização de jovens e adultos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*