HANSENÍASE – Pessoas com sintomas da doença são tratadas pelo SUS

Com o objetivo de enxergar pessoas com sinais e sintomas da hanseníase e trazê-las para tratamento digno pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais da rede básica de saúde dos municípios de Mato Grosso intensificam atendimentos médicos em entidades assistenciais, em busca de quem precisa ser tratado e curado da doença.

Em Alta Floresta, profissionais de saúde do Centro de Referência em Hanseníase realizaram avaliação médica de pessoas que moram no Lar Santa Izabel, um albergue, detectando dois casos da doença com confirmação do diagnóstico.

O técnico responsável pelo Centro, André Luiz de Brito, explicou que uma vez por semana o Centro de Hanseníase de Alta Floresta faz o serviço de busca ativa pela cidade em albergues, casas de apoio de idosos (Lar de idosos), unidades básicas de saúde (UBS). O objetivo é diagnosticar precocemente e tratar para evitar as sequelas e incapacidades, bem como interromper o ciclo de transmissão da doença.

O serviço de busca ativa de possíveis pessoas com a doença é acompanhado pela enfermeira Fernanda Maltezo e pela auxiliar administrativa Elma Rocha. Somente em três meses deste ano já foram descobertas 20 pessoas com sintomas da hanseníase no município.

Em Alta Floresta, será realizado no dia 06 de abril, às 14 horas, o 3° Encontro de grupos de autocuidados que tem o papel social de ajudar os pacientes e seus familiares a vencerem o medo e o preconceito em torno da hanseníase. “Esses fatores ainda representam obstáculo para tirar as pessoas do isolamento social e trazê-las para a rede pública de saúde para acessar o tratamento e alcançar a cura”, salientou Brito.

Atualmente 62 pacientes estão em tratamento na localidade. O tratamento da hanseníase é realizado pela rede municipal de saúde. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Gabinete de Comunicação, realiza a campanha estadual de enfrentamento da hanseníase com a divulgação de vídeo em emissoras de televisão, e de mensagem de texto para as emissoras de rádio, bem como de material publicitário para sites de notícias e rede social (Facebook).

A campanha publicitária é a primeira a ser realizada pelo Governo do Estado após mais de uma década sem nenhuma ação preventiva e de cunho educativo voltado para a orientação da população sobre a hanseníase.

Em janeiro deste ano, o governo lançou o Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase e a campanha publicitária sobre o tema faz parte de uma das inúmeras ações do Estado para eliminar a doença. Mato Grosso ainda ocupa o primeiro lugar em notificação de casos de hanseníase de acordo com dados oficiais de 2016. Os dados estatísticos de 2017 ainda serão divulgados pelo Ministério da Saúde nesse primeiro semestre.

06

Seja o primeiro a comentar sobre "HANSENÍASE – Pessoas com sintomas da doença são tratadas pelo SUS"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*