Bebê de 2 anos morre com suspeita H1N1

Influenza A ou H1N1 é uma gripe forte que pode evoluir rápido até a morte. Vacina é a prevenção - Foto: Reprodução

Uma criança de dois anos morreu, na tarde de quarta (17), com a suspeita de ter contraído o vírus influenza A (H1N1). O garoto estava internado no Hospital das Clínicas de Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o garoto chegou à unidade com um quadro de gripe. Entre os sintomas dele estava febre alta e coriza. O quadro de saúde da criança foi piorando com o passar das horas. Na manhã de quarta, a Secretaria diz ter sido notificada .

Pouco após à notificação, a criança não resistiu e faleceu. Materiais genéticos do bebê foram encaminhados para um exame laboratorial em Cuiabá, sem prazo para ser concluído. Somente por meio da análise será possível determinar se o garoto havia contraído o vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, este é o décimo caso suspeito de H1N1, somente neste ano. Nos casos anteriores, os exames apontaram que não eram casos relacionados ao vírus.

Somente nesta semana, este é o segundo caso suspeito em Mato Grosso. O primeiro foi o de um comerciante de 32 anos, de Várzea Grande. Conforme o boletim da Vigilância Epidemiológica, foram registradas cinco mortes em decorrência do vírus Influenza A, de janeiro a maio. Há cerca de 270 casos suspeitos.

Vacinação

Neste sábado (19), acontecerá, em Cuiabá e Várzea Grande, o Dia D da campanha contra a gripe influenza.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso já recebeu, até agora, 593 mil doses da vacina, o que representa 70% do total previsto para atender a demanda, que é de 850 mil doses para um público alvo de 773.050 pessoas. A previsão do Ministério da Saúde é de que Mato Grosso receba mais 85 mil doses no início da próxima semana.

O vírus

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza.

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. Em Mato Grosso, ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B.

Tem a síndrome respiratória aguda grave a pessoa hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia. Também podem ser observados os seguintes sinais: saturação de O2 menor que 95% ou desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória.

Por Vinícius Lemos/RDNews

Seja o primeiro a comentar sobre "Bebê de 2 anos morre com suspeita H1N1"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*