Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT

Foto: Reprodução

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

Por G1 MT 

Prevista para encerrar nesta sexta-feira (15), a campanha contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em Mato Grosso e em todo o país.

O último levantamento da Secretaria de Estado e Saúde (SES) apontou que Mato Grosso vacinou 85,47% da meta. Com isso, ainda precisavam ser vacinadas 96 mil pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha contra gripe foi prorrogada até dia 22 de junho. No total, 773,1 mil pessoas devem ser vacinadas em Mato Grosso. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 850,5 mil doses da vacina.

O público com a menor cobertura vacinal até o momento é o dos indígenas, com 69%. No país, as baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde vai prorrogar a vacinação até o dia 22 de junho.

A preocupação da pasta é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. Também é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Mortes

Mato Grosso já registra 11 mortes confirmadas por gripe influenza apenas este ano. Das onze mortes confirmadas, duas são por influenza A; quatro por H1N1; três por influenza A/H3 e duas por influenza B.

Público alvo

O público prioritário é o seguinte: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Seja o primeiro a comentar sobre "Campanha contra a gripe é prorrogada para vacinar mais de 90 mil pessoas em MT"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*