Mato Grosso ultrapassa meta de cobertura na campanha contra gripe

O índice de cobertura atingiu 90,07%; pessoas que pertencem aos grupos de risco que não se vacinaram durante a campanha ainda poderão procurar os postos de saúde para a imunização.

Sandra Carvalho SES/MT 

Mato Grosso alcançou nesta quinta-feira (21.06), último dia da campanha contra a gripe influenza no Estado, a meta de cobertura de vacinação, com um índice de 90,07%. Das 666.364 pessoas que pertencem ao grupo prioritário, 600.123 já foram imunizadas como mostra o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

De acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica Estadual, 85 municípios, que correspondem a 60% dos 141 municípios, já atingiram a meta de 90% de cobertura; 46 municípios (33% do total) estão com cobertura entre 70 e 90%; e 10 municípios (7% do total) estão com cobertura abaixo de 70%, o que no geral representa os 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 22 de junho, porém como foi decretado ponto facultativo pelo Governo do Estado por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo, será ponto facultativo em todo o Estado. Por isso o encerramento da campanha foi antecipado em um dia.

Aqueles que porventura não conseguiram se vacinar durante a campanha poderão procurar os postos de saúde a partir da próxima segunda-feira (25.06). Enquanto houver doses remanescentes continuará a vacinação.

Mato Grosso recebeu 850.500 doses da vacina contra a influenza para atingir a meta de 660 mil, 30% a mais de doses necessárias para a cobertura total, prevendo eventuais perdas e também para atender as “comorbidades”, que são doenças pontuais e que não estão entre os grupos prioritários por se tratarem de casos isolados e que não são computados na meta oficial nacional de cobertura vacinal.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Mato Grosso ultrapassa meta de cobertura na campanha contra gripe"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*