Mude o tamanho do texto: A A A

Temporada de férias no Araguaia oferece várias opções de lazer e aventura

As férias de julho finalmente chegaram e para quem é de Barra do Garças ou visitante, a região oferece várias opções de atividades ao ar livre para aproveitar bem o período de descanso praticando esportes, se divertindo ou relaxando.

A cidade é perfeita para a prática de canoagem que, inclusive, ocorre todos os anos, realizada pelo grupo Barracanoeiros. As datas usuais da canoagem de longa distância hoje, preferencialmente, são na primeira quinzena de agosto e as de curta distância vão de junho até outubro. As datas mudam conforme o aumento no fluxo de turistas e interessados na prática do esporte. A aventura começa pelas águas, percorrendo as diversas trilhas rio abaixo em períodos de até seis dias ou mais.

Por onde passam, os aventureiros recolhem lixo, que pode ser prejudicial ao meio ambiente. A intenção principal é o contato direto com a flora e a fauna e um simples passeio se torna uma experiência única e inesquecível.

“O Barracanoeiros foi criado com a finalidade de aventura, amizades, conhecimento e força. Foi criado para aproximar pais e filhos em uma aventura pelo rio Araguaia, unindo amigos conscientes da importância do meio ambiente, sua preservação, trocando conhecimentos, técnicas de navegação no remo e de sobrevivência, tudo sem apoio externo durante a navegação” explica o organizador do evento, Clodoaldo Carvalho Queiroz. Ele também diz que o grupo é seleto, que convida novos amigos todos os anos e incentiva os novatos a adquirirem suas canoas, tralha de acampamento e a planejar as viagens.

No percurso a comunicação é cortada e só o tempo da natureza e das remadas interessam. “O importante: valorizar o tempo, a paisagem, registrar fotografias, bater bons e longos papos. E remar, remar, remar. Sem isso não se chega. O deslocamento natural do rio é muito lento, aproximadamente 3,0 Km em média.”, diz Clodoaldo.

Fotos: Clodoaldo Carvalho Queiroz
Fotos: Clodoaldo Carvalho Queiroz

Dos rios para a mata: o famoso Parque Estadual da Serra Azul, um lugar excepcional com uma área equivalente a mais de 150 campos de futebol. O objetivo principal do parque é assegurar proteção dos ecossistemas, cachoeiras, córregos, e sítios paleontológicos e arqueológicos.

Para quem gosta de trilhas e caminhadas extensas, esse é o local ideal para se aventurar mata adentro e também para a prática de Yoga, meditação ou até mesmo a meditação com pedras. “Quem curte um local calmo de paz e que vá em busca de descanso em meio a natureza, o parque é ideal, a vegetação é incrível. São várias quedas d’água. ”, explica Adailson Pereira, guia turístico.

Foto: Bruno Cesar M. de Oliveira.
Foto: Bruno Cesar M. de Oliveira.

Além das trilhas pelo Parque, outra atração é a Escadaria do Cristo Redentor, com 1.400 degraus, com pontos para descanso e corrimãos para se apoiar quando o cansaço surgir. A subida é uma boa opção para perder calorias e treinar a resistência física. Depois do esforço, a vista pelo Mirante do Cristo repõe todas as energias perdidas e renova as expectativas sobre o local, que é de arrepiar corpo e alma.

Fotos: Bruno Cesar M. de Oliveira.
Fotos: Bruno Cesar M. de Oliveira.

Julho é também o mês da temporada de praia nos rios da região. As praias de Aragarças -GO e Pontal do Araguaia- MT, cidades vizinhas a Barra do Garças, são formadas naturalmente nos rios Araguaia e Garças. É o cenário ideal para a prática de atividades esportivas e recreativas ao ar livre como frisbee, peteca, zumba, voleibol, futebol de areia, futevôlei, pipa, crossfit, esportes aquáticos ou até mesmo frescobol, unindo descanso, lazer, tranquilidade e contato direto com a natureza.

A praia Quarto Crescente, em Aragarças, é uma das preferidas de Marcelo Filho, morador da cidade, por ter uma vista bonita, ser de fácil acesso e possibilitar a prática de várias atividades: “O esporte está ligado ao meio ambiente claro! Praticar esporte é se educar fisicamente, moralmente, cuidar da saúde física e mental. As praias de nossas regiões são ricas de belezas naturais e com um grande número de turistas anualmente”.

Fotos: Marcelo Filho.

Próximo ao tão conhecido Porto do Baé existe um local para a prática de slackline, esporte conhecido por colocar em ação o equilíbrio e todos os movimentos possíveis para se manter de pé em uma fita de aproximadamente 14 metros de extensão e apenas 6 centímetros de largura.

“Além de ser um esporte maravilhoso, é uma forma de terapia constante. Você coloca em prática e movimento todas as partes de seu corpo, inclusive testa o equilíbrio próprio”, explica Érico Nogueira, praticante de slackline. 

Por Bruno Cesar Oliveira

http://botoblogjor.wixsite.com/botoblog/single-post/2018/07/03/Temporada-de-f%C3%A9rias-no-Araguaia-oferece-v%C3%A1rias-op%C3%A7%C3%B5es-de-lazer-e-aventura

Seja o primeiro a comentar sobre "Temporada de férias no Araguaia oferece várias opções de lazer e aventura"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*