Dia do Orgasmo

Criado em 1999 por sex shops britânicos, o Dia do Orgasmo é comemorado em 31 de julho e foi criado para estimular o debate sobre o assunto que ainda é considerado tabu.

De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanks, membro da Comissão Nacional Especializada em Sexologia da FEBRASGO, o orgasmo pode ser descrito como o “ponto máximo do prazer, desencadeado pela liberação da tensão que foi acumulada durante o estímulo sexual”.

Os benefícios do orgasmo entram em campo tanto no aspecto biológico quanto psicológico. No caso dos homens, ao ser seguido de ejaculação, pode ser fator de importância para a reprodução. Assim como acontece com o sexo masculino, para as mulheres, as sensações de prazer trazem um sentimento de bem-estar e permitem que a pessoa esteja mais aberta a novas experiências sexuais.

Dessa forma, é compreensível o porquê desse momento ser desejado por muitos. No entanto, não são todos que o atingem.

Segundo um estudo feito pelo Prosex (Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo) em 2017, metade das mulheres brasileiras não tem orgasmo nas relações sexuais. Isso acontece, pois essa reação depende não só de fatores físicos, mas também do psicológico. As mulheres precisam estar bem consigo mesmas e abertas a atingir esse ponto durante a atividade sexual.

“Muitas mulheres, principalmente as modernas, estão acostumadas a ter sempre o controle da situação e não se permitem relaxar durante a relação. Isso impacta do ponto de vista emocional”, declara Flávia. Além disso, a frustração de não atingir o ápice nas primeiras vezes é porta de entrada para um ciclo vicioso que torna cada vez mais difícil para a mulher ter o momento de prazer nas vezes seguintes.

Outro fator muito discutido é a existência do ponto G, que seria uma zona localizada na vagina que quando estimulada poderia conduzir ao orgasmo. De acordo com a ginecologista, o tal ponto misterioso não existe. “Biologicamente falando, não há nenhuma área anatômica. O que acontece é que sendo estimulado, o órgão sexual feminino retém sangue e fica mais sensível, levando a mulher ao orgasmo com mais facilidade”.

A partir disso, o conhecimento do próprio corpo é essencial para que a mulher possa identificar seus pontos de prazer e guiar o parceiro até os pontos que devem ser estimulados.

Além do mais, de acordo com Flávia, é ideal que se tenha paciência e que se demore mais durantes as preliminares. “Elas são muito importantes, porque a excitação feminina pode ser um pouco mais demorada, as preliminares funcionam justamente para que se tenha um tempo adequado para a excitação”.

A ginecologista ainda aponta como solução para a falta de orgasmo, não só para as mulheres, a ajuda dos especialistas na área que podem esclarecer o problema e até guiar a pessoa em questão para uma terapia sexual adequada e que, ao final, pode ter bons efeitos. “Não garanto que depois da terapia a pessoa vá ter orgasmo em todas as atividades sexuais, mas de fato torna a vida sexual mais prazerosa após o tratamento”, comenta Flávia.

Espaço Médico

Exposição de Leila Lagonegro na APM

A partir de 21 de agosto, a APM (Associação Paulista de Medicina) dará início à visitação da Exposição Metamorfismo, de Leila Lagonegro.

Formada em psiquiatria e psicanálise na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ela é artista plástica e desenvolve trabalhos de pintura e desenho com recurso de diferentes técnicas e cores.

Leila começou as oficinas de pintura na Pinacoteca de Piracicaba em 1980, e participou, nos anos seguintes, de aulas de gravura e pintura contemporânea tendo contato com nomes importantes como Antonio Peticov, Leda Catunda e Rejane Cintrão.

A artista tem experiência com exposições, individuais e coletivas, uma vez que já apresentou suas obras em galerias e museus em São Paulo e em outros países. 

Na exposição na APM, Leila apresentará cerca de 20 obras, atuais e antigas, pintadas, principalmente, com tinta acrílica.

Exposição Metamorfismo, de Leila Lagonegro

Exposição: 21 de agosto a 21 de setembro de 2018

De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Espaço Multifuncional (térreo). Bela Vista – São Paulo/SP. Entrada franca.

Apoio:

COLUNA SAÚDE ACONTECE – Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Seja o primeiro a comentar sobre "Dia do Orgasmo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*