Grande marca do Nelore apresenta destaques para leilão

Fotos: Rubens Ferreira

Leilão Anual Carpa, que será realizado no dia 18 de agosto, em Serrana/SP, é oportunidade para acessar animais de destaque de grandes criatórios brasileiros        

O evento vai ofertar 60 lotes com doadoras, novilhas, prenhezes e genética de produção. Os destaques do promotor ficam por conta da Deusa Anjo VR e da Ellena FIV Carpa.

A Deusa é uma matriz de sete anos, filha de Bitelo SS na vaca Athina da Zebulândia, que é filha do touro Nobre. A doadora possui uma carreira de pista impecável, com títulos como o de campeã vaca adulta da ExpoZebu 2014. Parida de uma bezerra do reprodutor Notado FIV CS, Deusa é muito bonita e boa também de números, com iABCZ de 16,25 e TOP% 6. TOP 3% para a característica de peso a desmama – efeito direto e 0,5% no índice ao primeiro parto, será vendida em 50% de sua propriedade.

A Jovem Ellena FIV Carpa, que vai completar seu primeiro ano de vida no mês de setembro, é considerada pela assessoria uma preciosidade da raça. “A bezerra é linda e muito bem caracterizada. E se isso não bastasse, ela ainda tem na família, a genética da grande doadora da atualidade, Izabella FIV Fort VR, que foi Reservada Grande Campeã da ExpoZebu 2011 e uma recordista de preço da raça”, diz o gerente de pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima.

A futura doadora, de propriedade de Eduardo Biagi e Maurílio Biagi, tem iABCZ de 19.89, é TOP 3% e será ofertada em 50%. A Ellena é filha do touro Kayak TE Mafra na matriz Bardot FIV Carpa.

No bloco de produção a oferta especial da Carpa reuniu 140 fêmeas que resumem o trabalho de melhoramento em massa que o criatório aplica no rebanho.

A grande força dessa etapa do leilão está nas novilhas da geração 2017. São 120 animais que nasceram entre janeiro e dezembro do ano passado e que, hoje, estão com idades entre oito e 18 meses. As mais eradas – as do começo do ano – já estão inseminadas e algumas com prenhez confirmada. “Esse gado carrega toda a carga genética da Carpa, que é melhorada em cada safra. Muitas novilhas são filhas das melhores doadoras do criatório e uma boa parte é produto de FIV. Essa genética é indicada para quem está precisando melhorar a qualidade do rebanho. O gado é muito bom de tipo e representa o máximo da evolução do nosso plantel”, avalia o criador Eduardo Biagi.  

Para complementar o lote de produção, foram apartadas para a oferta 20 vacas paridas e prenhes. “Nesse grupo, tem matrizes muito boas e que podem até ser aspiradas. Vender o que temos de melhor dentro do plantel e sempre renovar a genética é a forma tradicional que a gente tem de trabalhar”, completa Pereira Lima.

O 39º Leilão Anual Carpa será realizado no dia 18 de agosto, às 12h, no recinto de leilões Carpa, em Serrana, estado de São Paulo. O remate tem transmissão do Canal Rural, coordenação da Programa Leilões e atuação da SAP -Sucesso Assessoria Pecuária. Os Convidados que terão lotes no remate são Agropecuária Vila dos Pinheiros, Beatriz Garcia Cid e Filhos – Fazenda Cachoeira 2C, Cássio e Eduardo Lucente – Agropecuária 2L, Clenon de Barros Loyola Filho, Fazenda Guadalupe, Fazenda Mata Velha, Fazenda Pé da Serra – Kado Benato, José Carlos Prata Cunha, Luiz Antônio da Silva – Mundial Agropecuária, Maurilio Biagi Filho, Nelore Atlas – Gilmar Luiz de Jorge, Nelore Canaã – Agropecuária Leopoldino, Nelore Cherivaty, Nelore Di Genio – João Carlos Di Gênio, Nelore Gibertoni – Dorival Gobertoni, Nelore RFA – Rodrigues Furtado Agropecuária, Nelore Santa Cruz – Gil Pereira, e Ourofino Genética Animal, Prof. João Carlos Perciani.

Sobre a Carpa

Em 2018, a Carpa Serrana completa 47 anos de fundação. Os conceitos de melhoramento genético aplicados na seleção do plantel Carpa favorecem a multiplicação de animais que somam fortes características raciais com índices zootécnicos consistentes em avaliação de funcionalidade e produtividade. O trabalho criterioso da Carpa Serrana ao longo do tempo produziu um gado “bom na pista e bom na balança” – como destaca um tradicional slogan do criatório – e posicionou o rebanho como uma referência positiva para a pecuária brasileira. A empresa pecuária foi a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. O trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, especialmente quando o assunto é novilho precoce e animais de alta qualidade. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica.

Deusa, lote especial do Leilão Anual Carpa

Com novilhas, a Carpa mantém a tradição de vender o melhor de cada geração

Eduardo Biagi é o promotor do tradicional leilão anual Carpa.

Ellena é a soma do melhoramento genético da Carpa

Por Assessoria de Imprensa | Grupo Publique

Seja o primeiro a comentar sobre "Grande marca do Nelore apresenta destaques para leilão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*