Secretaria começa formar novos servidores que atuarão no Sistema Penitenciário

Sejudh

Os novos servidores atuarão nas unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Aripuanã, Colniza, São Félix do Araguaia, Porto dos Gaúchos e Vila Rica.

Raquel Teixeira | Sejudh-MT 

Cento e sessenta e oito novos servidores do Sistema Penitenciário de Mato Grosso começaram nesta segunda-feira (12.11) o curso de formação que os capacitará para atuar nas unidade penais do estado. Com uma carga horária dividida em 490 horas aulas, agentes penitenciários e profissionais de nível superior nos perfis de advogado – assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos – passarão por aulas teóricas e práticas.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, deu boas vindas à turma, que ingressou por meio de concurso público realizado em 2017, e destacou os investimentos realizados para fortalecer e aprimorar a atuação dos servidores penitenciários. “É um momento de muito orgulho e responsabilidade para o Sistema Penitenciário, pois houve um esforço conjunto de muitas instituições para que, mesmo diante das dificuldades econômicas do Estado, conseguíssemos chamar essa primeira turma”, destacou o gestor.

Os novos servidores atuarão nas unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Aripuanã, Colniza, São Félix do Araguaia, Porto dos Gaúchos e Vila Rica.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, João Batista Pereira, frisou a importância da constante qualificação dos servidores para que trabalho executado pelo Sistema penitenciário mato-grossense permaneça sendo referência nacional.

Secretário adjunto de Administração Penitenciária e agente, Emanoel Flores falou do momento que passa o setor, com investimentos robustos na área operacional – entre 2017 e este ano, a Sejudh aplicou R$ 11 milhões em recursos do Fundo Penitenciário Nacional na aquisição de munições, armamentos, viaturas, rádios comunicadores, kit fardamento; modernização de sistemas de gestão penitenciária. “O que a secretaria realizou nos últimos anos garantiu melhorias operacionais e capacidade de trabalho para que está na ponta, para que continuemos a ser exemplo para outros estados brasileiros”.

O diretor de Ensino Penitenciário, Anderson Santana, explica que as aulas ocorrerão na Escola Penitenciária, Academia de Polícia Judiciária Civil e no Centro de Treinamento da Penitenciária Central do Estado (PCE). Entre os temas que serão abordados estão: direitos humanos, processo penal, administração pública aplicada ao sistema penitenciário nacional; armamento; munições e tiro; dinâmicas prisionais: espaços e interações; privação de liberdade no Brasil: modelo institucional e jurídico. “Foi preparada uma grade para atender a necessidade de qualificação do servidor e do trabalho que será executado por ele”.

Participaram também da cerimônia instrutores do curso, superintendentes penitenciários Gilberto Rondon e João Fernando Feitoza; superintendente de Políticas sobre Drogas da Sejudh, Eunice Teodora; servidores da Escola Penitenciária e familiares dos alunos.

Seja o primeiro a comentar sobre "Secretaria começa formar novos servidores que atuarão no Sistema Penitenciário"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*