Mato Grosso e Rondônia discutem plano para retirada de vacinação contra a aftosa

Fronteira com Rondônia é ocupada pela atividade pecuária - Foto por: Divulgação\ Indea

Alguns municípios de Mato Grosso, junto com Rondônia e Acre, fazem parte do primeiro bloco de retirada da vacinação

Max Campos | Indea-MT 

O Estado de Mato Grosso participa nesta semana, em Vilhena-RO, de uma reunião de avaliação e nivelamento para implantação do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. 

Um dos objetivos do plano é retirar a vacinação contra a febre aftosa em todo território brasileiro. Junto com os Estados de Rondônia e Acre, alguns municípios de Mato Grosso como Aripuanã, Colniza, Comodoro e Rondolândia fazem parte do Bloco I do Plano, com previsão de retirada da vacinação ainda no ano de 2019.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) representam Mato Grosso no encontro, que começou na quarta-feira (27.02) e segue até sexta-feira (01.03).  O Indea-MT vem trabalhando em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) para programar ações do Plano Estratégico.

O presidente do Indea-MT, Tadeu Mocelin, explica que a parceria com Rondônia é importante. O objetivo principal é criar e manter condições sustentáveis para garantir a condição de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação. “Futuramente esta medida ocasionará a abertura de novos mercados em países que até então não compravam nossa carne. Então, neste momento precisamos redobrar a atenção na vigilância sanitária”.

Além da reunião de nivelamento das ações, estão sendo realizadas visitas na área de limite do Bloco I. Além disso, como os Serviços Veterinários estaduais precisam ser reestruturados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está realizando uma auditoria no setor.

Participaram do encontro os servidores dos Institutos de Defesa Agropecuária de Rondônia e Mato Grosso, Superintendência da Agricultura nos Estados e membros do setor produtivo.

Seja o primeiro a comentar sobre "Mato Grosso e Rondônia discutem plano para retirada de vacinação contra a aftosa"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*