AGRICULTURA FAMILIAR

Programa de Atendimento à Agricultura Familiar é apresentado a produtores do Distrito do Buriti e Rio do Peixe

Iniciativa levará mecanização do campo para dar mais agilidade nas atividades rurais e garantir melhores condições de trabalho aos agricultores familiares, além de representar incremento na renda.

Marcos Cardial | Assecom AIA

A Prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), apresentou a produtores rurais das regiões do Distrito do Buriti e Rio do Peixe o Programa de Atendimento à Agricultura Familiar em Alto Araguaia. A iniciativa vai assegurar aos proprietários rurais com até quatro módulos a execução de serviços com uma patrulha rural visando melhorar a renda e fomentar a economia ao incentivar a agricultura familiar.

Cerca de 30 produtores participaram do encontro realizado na Escola Estadual Onecídio Manoel de Rezende, no Distrito do Buriti. A reunião foi conduzida pelo secretário de Agricultura, João Dias, e contou com a participação dos vereadores André Leal e Henrique Pyter.

O programa será desenvolvido depois de o município ter sido beneficiado com três tratores e conjuntos de grades aradoras, grades niveladoras, carretas, plantadeiras, roçadeiras e lançadores de calcário. Os equipamentos foram assegurados por meio de gestão do prefeito Gustavo Melo (PSB). O investimento total foi de R$ 670.312,00 por meio de Ministério da Agricultura, emenda do senador José Medeiros (PODE) e contrapartida do município no valor de R$ 141.628,33 em recursos próprios.

“Tivemos uma presença significativa dos produtores. O prefeito Gustavo Melo está preocupado com a agricultura familiar. Focado em melhorar a produção está disponibilizando três patrulhas rurais. Uma vai atender o Buriti e Rio do Peixe, outra a do Gato Preto e Colônia do Ariranha, enquanto que uma terceira atenderá produtores da região do Córrego Rico, Paraíso e Água Emendada. Os produtores estão interessados e já efetuaram o cadastro. Agora vamos aguardar a demanda, estabelecer um cronograma e atender os produtores”, disse o secretário.

O produtor rural Silvano Rodrigues de Assis, conhecido como Japão, aposta na produção de banana na região. Segundo ele, o programa vai favorecer os pequenos produtores. “Será bem-vindo para todos nós. É muito importante e serão beneficiados vários produtores da nossa região. É muito viável. Ajuda muito”, citou ele. Filom Ozório Freitas aposta na pecuária como atividade em sua propriedade. Ele aprovou a iniciativa da prefeitura. “É um projeto muito interessante. Nós [produtores] precisávamos. Vem em uma hora boa. A máquina [trator] é muito boa. Está aprovado. É um projeto muito bom. Quero que na minha propriedade seja feita a mecanização da terra”, ressalta.

PRÓXIMA REUNIÃO – Produtores rurais familiares das regiões do Gato Preto e Distrito do Buriti serão os próximos a participar da reunião de apresentação Programa de Atendimento à Agricultura Familiar. O encontro está marcado para sábado (18), às 10h (horário de Brasília), na sede da associação de moradores, ao lado da Escola Municipal Aníbal Pereira Júnior.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "AGRICULTURA FAMILIAR"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*