Parque Estadual da Serra Azul será reaberto em caráter experimental nesta terça-feira (9)

Secom-BG

O Parque Estadual da Serra Azul será reaberto em caráter experimental nesta terça-feira (9), pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo gerente substituto da unidade de conservação, Carlos Muniz e pelo secretário de Meio Ambiente de Barra do Garças, Lúcio Violin.

Fechado para o acesso ao público pela guarita principal desde outubro de 2014, por determinação do Ministério Público Estadual (MPE), o parque recebeu uma série de melhorias para garantir a sua reabertura de forma gradual. A primeira medida tinha sido a visitação pela Escadaria da Fé e agora será estendido a outros dois locais.

Durante essa fase experimental, a gerência do Parque Estadual da Serra Azul vai permitir a entrada de pedestres e 30 ciclistas, 10 veículos transportando idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, e três ônibus e três vans com até 70% de sua lotação, ônibus com 40 pessoas e vans, 25 passageiros. A visitação será permitida de terça a domingo.

“Durante algumas semanas vamos observar como está sendo essa reabertura, como a equipe do parque está conseguindo resguardar os interesses para que possamos fazer a reabertura definitiva”, disse o gerente, destacando as melhorias já realizadas com essa finalidade, como o Centro de Atendimento ao Visitante, a reconstrução do Mirante e brevemente a construção de uma Unidade de Fiscalização e Monitoramento no início da trilha de cachoeiras.

Para o secretário de Meio Ambiente, Lúcio Violin a reabertura experimental do Parque Estadual da Serra Azul será de grande importância para o turismo. “É uma medida que está sendo feita com consciência ambiental e que com o tempo, a Sema poderá realizar as adaptações para atender a demanda turística do local”, destacou.

Horários de funcionamento

Guarita principal (estrada do CINDACTA) para pedestres e ciclistas, 7 às 15 horas (número ilimitado de pedestres e 30 ciclistas/dia), carros, das 7 às 16 horas (10 veículos/dia transportando idosos, crianças e/ou pessoas com deficiência) e ônibus e vans, das 7 às 16 horas.

O acesso poderá ser feito também pela Escadaria da Fé, das 6 às 11 horas e das 15 às 18 horas. Pelo clube da usina o horário de entrada no parque será das 8 às 16 horas, o mesmo se aplicando ao estacionamento do Garrincha, no Pé da Serra.

A gerência do parque divulgou também os horários de funcionamento do Centro de Atendimento ao Visitante (das 8 às 17 horas), Mirante do Cristo (das 7 às 11h30 e das 15 às 18h30) e Porteira – Chácara da Prefeitura – (das 7 às 15 horas).

Secom-BG

Seja o primeiro a comentar sobre "Parque Estadual da Serra Azul será reaberto em caráter experimental nesta terça-feira (9)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*