ALTO ARAGUAIA – Aula inaugural acolhe 50 crianças e adolescentes do Bombeiros do Futuro

Projeto desenvolvido pelo Núcleo do Corpo de Bombeiros do município tem parceria da prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho, Conseg e empresários.

Réulliner Rodrigues – Assecom AIA

Caracterizados com camiseta, short, cinto, gorro, tênis e meia, 50 crianças entre 10 a 15 anos dão início às atividades do projeto social Bombeiros do Futuro, em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A solenidade de abertura reuniu parceiros e familiares na noite desta quarta-feira (14), na plenária da Câmara de vereadores. Entre eles, o prefeito Gustavo Melo (PSB), a primeira dama e secretária de Assistência Social Priscila Dourado, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho, Poder Legislativo, Conselho de Segurança (Conseg) e o Núcleo do Corpo de Bombeiros do município.

O projeto será desenvolvido todos os sábados, das 8h às 12h, pelo período de um ano. As aulas acontecem tanto no Núcleo do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia, quanto no complexo esportivo Euclides Carrilho de Castro Neto, o Batata. As atividades envolvem palestras com especialistas, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes no lar, instruções de civismo, noções militares, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Na solenidade, o prefeito Gustavo Melo disse que o sentimento é de dever cumprido. “Conseguirmos a instalação do núcleo do Corpo de Bombeiros e agora um programa social, uma política pública que vem de encontro com as necessidades de quem mais precisa, que nasce dentro da nossa gestão. A parceria quando é realizada de forma séria, ela dá certo”, reforça.

Feliz por ver os avanços da unidade dos bombeiros no município, o Ten Cel BM Alcides Domingues de Oliveira, comandante da regional 2 de Rondonópolis, falou que o poder público, assistência social, judiciário estão próximos da população. “O projeto é realidade pois sabem da necessidade e promovem parcerias”, afirma.

Conforme explica o comandante local, Ten BM Manoel Eduardo Gonçalves, a ideia surgiu a partir de uma reunião com o núcleo, onde foi levada junto ao promotor de justiça, Dr Rodrigo Domingues, o prefeito Gustavo Melo, a primeira dama Priscila Dourado, e o Conseg. “Após a primeira reunião unimos o judiciário através da Drª Marina França, Tribunal Regional do Trabalho por meio da Drª Karina Rigatto, empresários locais e o Rotary. Unimos forças e o projeto se torna realidade em nossa cidade”, disse.

A iniciativa privada foi importante para o início do projeto. Ainda, de acordo com o comando local, parceiros fizeram o repasse financeiro para o Conselho de Segurança afim de que fosse adquirido o kit de uniforme. No total, foram investidos R$ 7,5 mil. “Nosso agradecimento ao Edio Menezes, da Tend Tudo Materiais para Construção, ao Renan Simon da Araguaia Materiais para Construção e ao Dario Martins, através do Rotary e Rotaract Clube”, finaliza Gonçalves.

Decidido, Victor Gabriel, 12 anos, pediu para que sua mãe o matriculasse no projeto. “Pedi para eu ter um futuro melhor, né. Quero aprender muitas coisas”. Já o pequeno Davi Caetano Fernandes, 10 anos, contava o tempo para iniciar as atividades. Ele fala que sempre questionava sua mãe se iria aprender natação. “Estou bem ansioso. Quero praticar natação e corrida. Perguntei para minha mãe se também teríamos aulas no mato. Futuramente gostaria de ser bombeiro”. 

Seja o primeiro a comentar sobre "ALTO ARAGUAIA – Aula inaugural acolhe 50 crianças e adolescentes do Bombeiros do Futuro"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*