Defensoria já realizou mais de 450 atendimentos no Araguaia Cidadão

Clodoaldo Queiroz, defensor público-geral, e diversas outras autoridades participaram da abertura do Araguaia Cidadão nesta terça-feira (13), em Alto Araguaia. - Foto por: Lígia Saito/TJMT

A expedição, que começou na terça-feira (13) em Alto Araguaia, hoje está prestando serviços à população de Araguainha (469 km de Cuiabá), menor município de Mato Grosso

Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT 

Nesta quinta-feira (15), a expedição Araguaia Cidadão, desenvolvida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, com o apoio da Defensoria Pública, deslocou-se de Alto Araguaia (418 km de Cuiabá) para Araguainha (469 km da capital), segunda localidade a ser visitada pela comitiva.

Já foram realizados cerca de 12.800 atendimentos até agora na atual edição da expedição. A Defensoria Pública de Mato Grosso já efetivou aproximadamente 450 atendimentos desde terça-feira (13).

“Estamos fazendo atendimento de iniciais, previdenciário, retificação de registros, expedição de declarações de hipossuficiência etc.”, explicou o defensor público Joaquim Abinader da Silva, que representa a Instituição no evento.

Abertura – A abertura da expedição Araguaia Cidadão ocorreu na manhã de terça-feira (13), em Alto Araguaia, e contou com a presença de diversas autoridades, inclusive do defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz. Nos dois primeiros dias, as ações foram desenvolvidas no campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat), parceira do projeto.

As atividades foram organizadas pela Justiça Comunitária, coordenada pelo juiz José Antônio Bezerra Filho e, em Alto Araguaia, pela juíza Marina França.

Menor município – Segundo a estimativa populacional de 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Araguainha é o município com o menor número de habitantes de Mato Grosso. Com 956 moradores, o município o terceiro menor do Brasil, ficando atrás apenas de Serra da Saudade (MG), com 786, e Borá (SP), que possui 836.

O Araguaia Cidadão oferecerá serviços à população araguainhense na sede da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na Avenida Araguaia, 1.030, Centro, das 9h às 17h.

“Nosso objetivo é levar cidadania e esperança a quem não tem”, afirmou o defensor público.

Estão sendo prestados diversos serviços, tais como orientação jurídica e conciliações promovidas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), investigação de paternidade, fixação de alimentos, guardas, visitas, divórcios, emissão de documentos (RG, CPF, título de eleitor e biometria), serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), palestra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), atendimento médico, doação de roupas, livros e calçados, distribuição de mudas etc.

No fim do dia, às 18h, será realizado um casamento social com a participação de dois casais na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em Alto Araguaia, 23 casais participaram do casamento comunitário.

Próximas paradas – Nesta sexta-feira (16), a expedição seguirá para Ponte Branca, onde o atendimento será feito na Escola Municipal Pe. Humberto Angeloni, na rua Gustavo Nogueira Silva, s/n, também das 9h às 17h.

As ações seguem até 21 de agosto. Além de Alto Araguaia e Araguainha, a expedição também visitará Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. Juntos, esses municípios formam um percurso de 1.300 quilômetros a ser trilhado para atender cerca de 45 mil pessoas.

Seja o primeiro a comentar sobre "Defensoria já realizou mais de 450 atendimentos no Araguaia Cidadão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*