BARRA DO GARÇAS – UFMT organiza a I Feira de Ciências

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Câmpus do Araguaia, promove a I Feira de Ciências de Barra do Garças, entre os dias 24 e 25 de outubro, no Porto do Baé, em Barra do Garças. O objetivo é motivar a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico dos estudantes, além de estimular o conhecimento científico no ensino básico das escolas locais.

A diversidade de temas dos projetos inscritos é uma característica da feira. Entre os trabalhos que serão apresentados estão temáticas como os males do consumo de cigarros, medição da umidade do ar, sensores biométricos, investigação de crimes, tipagem sanguínea, energia solar, lançamento de foguetes, condução elétrica, entre outras.

Segundo o professor do curso de Química da UFMT e coordenador do evento, Eduardo Muller, a feira estabelece um intercâmbio de conhecimentos absolutamente necessário entre estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e superior. “Os trabalhos são os objetos por meio dos quais se estabelece um diálogo entre esses sujeitos e de onde se extrai relevante variedade de conceitos científicos, produzindo a riqueza cognitiva do intercâmbio. É neste ambiente que se dá a compreensão do fenômeno em exposição, promovendo o caráter social da ciência”, afirmou.

Estudantes de 14 escolas irão participar visitando os trabalhos expostos. Do total de inscritos, 36 trabalhos estão concorrendo a uma viagem a Cuiabá para visita ao museu de pré-história Casa Dom Aquino, ao Museu Morro da Caixa D’Água, ao Museu do Rio Cuiabá, ao Sesc Arsenal e ao Zoológico da UFMT.

O evento é organizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Química da UFMT, em parceria com outros cursos oferecidos no Câmpus do Araguaia e o Museu de História Natural do Araguaia.

Da Assessoria

Foto: Reprodução

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – UFMT organiza a I Feira de Ciências"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*