No dia mundial do Feijão e dos Pulses, setor comemora crescimento da produção em Mato Grosso

Pelo segundo ano é comemorado no dia 10 de fevereiro, o Dia Mundial do Feijão e dos Pulses com o objetivo celebrar mundialmente o cultivo destas leguminosas secas, sendo a mais conhecida no Brasil o feijão, além do grão-de-bico, lentilha e ervilha. Em Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) comemora a evolução dos números de área plantada e produção por safra nos últimos anos.

Em 10 anos, a área plantada em Mato Grosso de feijões saltou de 71.107 mil hectares em 2008, para 255.384 mil hectares, uma evolução que demostra segundo o presidente da Aprofir, Marlon Fredizzi que os pulses vem caindo no gosto dos brasileiros com o decorrer dos anos, além do grande espaço para crescimento do cultivo no estado. “Os brasileiros aumentam o consumo a cada ano buscando uma alimentação mais saudável e facilmente encontramos nas mesas dos lares e nos restaurantes, além do feijão, a ervilha, a lentilhas e o grão-de-bico. Isso nos traz a certeza que estamos no caminho certo, pois além de termos a diversificação da nossa atividade, nós garantirmos renda em uma segunda e terceira safra, e o mais importante que estamos criando uma identidade de produção destes cereais”, disse.

Mas em se tratando de mercado internacional, segundo secretário executivo da Aprofir, Afrânio Cesar Migliari há muito que ser feito, pois o potencial de produção é enorme, mas temos a necessidade de estruturar a cadeia produtiva com um todo, para que possa suportar a demanda mundial dos próximos anos. “Nós precisamos organizar o sistema de produção de sementes, que é deficitário, o melhoramento da qualidade de nossas sementes, pois nós estamos muito longe do ideal, com produtos de excelência para que os consumidores e exportadores, venham comprar conosco e este trabalho já foi iniciado com a associação. E o Mato Grosso é a bola da vez na questão dos pulses, pois entramos na segunda e terceira safra, portanto não concorremos com a soja, com milho e o algodão, nós temos quase 5 milhões de hectares na segunda safra que tem a oportunidade de entrar com estas culturas e além disso temos as áreas irrigadas, o que demostra todo o potencial do Mato Grosso em relação aos pulses”, explicou.

E com o destaque no estado na produção de feijão, pulses e de colheitas especiais, o setor estará reunido em Cuiabá, em junho no 8° Fórum do Feijão, para discutir assuntos atuais do setor, desde a pesquisa até o consumo, passando pela produção e pela comercialização.

Cairo Lustoza 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E AGÊNCIA DE CONTEÚDO

Seja o primeiro a comentar sobre "No dia mundial do Feijão e dos Pulses, setor comemora crescimento da produção em Mato Grosso"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*