UNIMED ARAGUAIA – Inaugura no domingo (16) a UTI no Medbarra.

Foto: Semana7

A Unimed Araguaia continua investindo em sua rede própria e inaugura neste domingo (16), às 8 da manhã a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dentro da estrutura do novo Hospital MedBarra. A unidade de terapia intensiva contará com 10 leitos, equipamentos de ponta e investimentos de R$ 2 milhões de reais. A unidade de saúde será uma das mais modernas no estado de Mato Grosso, elevando o nível no polo de Barra do Garças, e contará com uma equipe multidisciplinar com mais de 70 profissionais.

Após a inauguração do MedBarra no final de dezembro de 2019, a UTI da Unimed Araguaia já estava pronta, aguardando apenas os ajustes finais na contratação e treinamento da nova equipe de trabalho.

De acordo com o chefe do departamento, Dr. Clodoaldo Pirani, cerca de 70 colaboradores trabalharão na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativo. De acordo com a superintendente da Unimed Araguaia, Dra. Darcyane Faria, o espaço foi arrendado pela cooperativa em um contrato de cinco anos, com possibilidade de renovação. Segundo Darcyane para prestar o melhor atendimento aos clientes e com foco na qualidade assistencial, a Unimed Araguaia investiu no treinamento das equipes formadas por médicos cooperados intensivistas, enfermeiros com especialização em terapia intensiva e técnicos de enfermagem com experiência em terapia intensiva. Na parte prática, os profissionais receberam capacitação sobre o uso de equipamentos médicos utilizados na UTI. “Formamos colaboradores em procedimentos assistenciais com o padrão de qualidade e atendimento humanizado. A metodologia nossa foi preparar, fidelizar e engajar profissionais de enfermagem, desenvolvendo competências necessárias para um atendimento com foco no paciente. A nova ala é uma conquista para os clientes e para a Cooperativa, que tem investido cada vez mais na qualidade assistencial”, afirma Darcyanne.

Com a nova ala de terapia intensiva no hospital, Barra do Garças entra para um grupo seleto de hospitais particulares com leitos de UTI. Segundo Pirani, no estado, há apenas cerca de 200 leitos particulares, para uma população acima de R$ 3 milhões de pessoas. O médico que é especialista em neurologia e também em unidades de terapia intensiva irá chefiar a equipe.

UTI em boas mãos

Contando com cerca de 70 colaboradores ao total, em diversas áreas, a UTI do novo MedBarra chega para mudar o rumo estrutural da saúde no Vale do Araguaia. Clodoaldo Pirani, possui longa experiência e é o único especializado da região em terapia intensiva, sendo assim o mais capacitado para o cargo. Pirani se formou pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e realizou sua especialização na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), duas das mais conceituadas no cenário nacional e internacional.

O médico explica que a UTI é um local de ação e não de conversa “muitas vezes os pacientes que chegam aqui estão em situações extremamente críticas, então temos que agir rapidamente para tentar solucionar o caso”. Pela pouca quantidade para a demanda que existe na região, considerando que Barra do Garças é um polo do Araguaia, muitos pacientes chegam na UTI tardiamente e isso pode atrapalhar no tratamento.

Clodoaldo exige sempre de sua equipe uma visão mais humana “temos que ser técnicos, mas também tem o lado humano. Se você não fica abalado com a perda de um paciente, você não pode mais exercer essa profissão” disse. Apesar de sua experiência, o médico relata alguns momentos em que se viu abalado pela perda de pacientes, mas é algo pelo qual ele treinou desde sua época de estudos e está preparado para enfrentar.

Sobre a equipe e a estrutura do novo prédio, o chefe da UTI elogia sua estrutura e equipamentos, sendo da melhor qualidade encontrada no mercado “será um divisor de águas. A saúde no Araguaia será conhecida como antes da UTI no Medbarra e depois da UTI no MedBarra” frisou.

Quando questionado a respeito da qualidade do tratamento intensivo na cidade e a diferença entre o público e privado, Pirani conta da dificuldade de investimentos na saúde pública, apesar de que, em seu ponto de vista, o prefeito Roberto Farias não mede esforços para tentar estancar os problemas de investimento no município. De acordo com Pirani, os principais atendimentos realizados na UTI da cidade são referentes a traumatismos cranianos, resultantes de acidentes de trânsito e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Com a nova UTI no MedBarra, casos antes só tratados em grandes centros serão resolvidos em Barra do Garças, elevando cada vez mais a já elogiada estrutura da cidade.

Nova estrutura

Construído numa área de 4 mil metros quadrados, o prédio tem estrutura para elevação de mais dois andares. De início, o MedBarra tem oferta de 35 leitos para internação, 10 leitos UTI, além de um bloco com quatro salas cirúrgicas com tecnologia de ponta, enfermarias, soroterapias, maternidades, salas de repouso, ambulatórios, farmácia e complexo de imagens com equipamentos para tomografia, raio-x, ultrassonografia e endoscopia, contando também com atendimento de emergência 24 horas.

O diretor técnico e administrativo do grupo MedBarra, Dr. Antônio Bueno disse que as obras tiveram início há cerca de quatro anos atrás. “Queremos nos firmar como polo de saúde da região” disse, lembrando de uma recente tratativa com a prefeitura de Barra do Garças e com representantes do governo estadual com vistas a uma parceria, para firmar convênio com o serviço público, principalmente em casos de alta complexidade.

Da Assessoria / Semana7

Seja o primeiro a comentar sobre "UNIMED ARAGUAIA – Inaugura no domingo (16) a UTI no Medbarra."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*