Sua silagem está protegida do mofo?

As perdas das silagens começam quando a parte superficial passa a apresentar coloração escura.

 Trouw Nutrition alerta sobre contaminação

Da Assessoria/Giovanna Borielo

São mais de 80 espécies de fungos em silagens de milho e gramíneas. As condições ácidas tornam o ambiente adequado para a proliferação do mofo, principalmente pela ação dos fungos do gênero Penicillium  e Fusarium, que se adaptaram a esse ambiente e são, na maioria das vezes, a causa do problema.

“Quando parte da produção estocada perde qualidade, normalmente os produtores descartam esse percentual, que pode chegar a um terço da capacidade total. Ou seja, a cada três carretas de produto, uma acaba não utilizada. É um impacto negativo enorme, pois a silagem gerou custo e demandou tempo para preparo. Além disso, há perda na qualidade da silagem, pois os micro-organismos se alimentam da matriz nutricional dos grãos, onde estão concentrados os nutrientes”, explica Bruna Demétrio, coordenadora de negócios da linha de Feed Safety da Trouw Nutrition.

As perdas das silagens começam quando a parte superficial passa a apresentar coloração escura, comum em praticamente todas as fazendas. A aplicação de antifúngicos é a solução preventiva e eficaz contra a contaminação, que prejudica o desempenho dos animais.

“A utilização de antifúngicos é parte da estratégia. Os cuidados começam desde o momento em que o produtor escolhe o espaço e o tamanho do silo. Depois, vem a escolha da lona para cobrir e proteger a área das diferentes condições climáticas. O antifúngico pode ser aplicado em todas as camadas durante a ensilagem e, principalmente, na camada superior do silo, onde existe o maior desafio de perdas. Além disso é importante fazer o manejo correto do painel durante o desabastecimento para controlar a  contaminação por fungo”, descreve Bruna Demétrio.

O antifúngico precisa de contato com toda a superfície da silagem para agir de forma eficaz. Então, é preciso que ele seja bem distribuído durante a aplicação. “A Trouw Nutrition oferece aos produtores Fylax® Forte HC, poderoso conservante que controla o desenvolvimento de mofo, além de prolongar a vida útil das silagens de planta inteira e grão úmido. O produto tem ação direta no fungo, causando sua morte e impedindo sua proliferação”, explica a coordenadora de negócios da linha de Feed Safety da Trouw Nutrition.

“A alimentação tem participação muito relevante no custo de produção animal. No caso dos bovinos, a proteção da silagem é um item muito importante desse processo”, ressalta Bruna.

Cuidados com a silagem precisam começar desde o início.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Sua silagem está protegida do mofo?"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*