COVID-19

Dra Marcela Gomes Pinheiro

Estamos enfrentando uma pandemia causada pelo novo coronavírus – o SARS-CoV-2- que produz a doença classificada como COVID-19. Como é uma doença recente há muitos detalhes para serem esclarecidos e, por este motivo, quase todos os dias surgem novas orientações e atualizações sobre a doença.

Esse vírus tem uma transmissibilidade alta e provoca uma Síndrome Respiratória Aguda que varia de casos leves até casos muito graves. E o que eu posso sentir? Sintomas de uma Síndrome Gripal como febre (tax >37,8ºC) + tosse e/ou dificuldade para respirar e/ou dor de garganta. Ainda bem que nas crianças, até o momento, a maioria dos casos foram leves o que já não é o habitual em idosos, principalmente, se forem portadores de comorbidades como doenças cardíacas, diabetes, doença respiratória crônica ou câncer. E como se transmite? Através do contato pessoa-pessoa por meio de gotículas respiratórias, na secreção nasal, espirros, tosse e saliva; aperto de mão e contato de objetos contaminados. Então, é fácil entender como prevenir!! É só nos atentarmos para higiene das mãos (água e sabão e/ou álcool 70%), evitar aglomerações, manter ambientes ventilados, não compartilhar objetos pessoais e cobrir com o cotovelo a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar. E como limpar os objetos? Bem, para a higienização de superfícies e equipamentos devemos usar o álcool 70% líquido ou hipoclorito de sódio e para as mãos podemos usar o álcool 70% gel ou líquido. Não podemos esquecer de manter uma boa hidratação, alimentação saudável e vacinação em dia.

Atenção para as orientações em relação a campanha da Vacina Contra a Gripe deste ano que foi antecipada!

Não há dados, até o momento, que comprovem a infecção fetal intrauterina durante o estágio final da gravidez, segundo estudo publicado no periódico científico The Lancet. As mamães com suspeita ou positivas para SARS-CoV-2 (COVID – 19) não precisam suspender o aleitamento materno! Segundo as orientações da SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria – se estas mães estiverem em condições clínicas adequadas, a amamentação poderá ser mantida seguindo as recomendações de lavar as mãos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno, utilizar a máscara facial cirúrgica durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante o aleitamento.

Também não temos, por ora, medicamentos licenciados para o tratamento de COVID-19. Há sim, drogas com perspectivas promissoras mas ainda em estudos. Assim como não há, atualmente, expectativa para licenciamento de vacina em um curto espaço de tempo para este ano.

Vamos juntos nesta luta com seriedade, comprometimento e cumprimento das orientações e determinações do Ministério da Saúde. Diga não à Fake News!! Fiquem em casa!! Procure atendimento médico se febre persistente e/ou dificuldade para respirar!

Dra Marcela Gomes Pinheiropediatria/ nefrologia pediátrica

SBP – sociedade brasileira de pediatria www.sbp.com.br Ministério da Saúde www.saude.gov.br Rede Brasileira de Bancos de leite Humano da Fiocruz

Seja o primeiro a comentar sobre "COVID-19"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*