Vacina Contra a Gripe 2020

Dra Marcela Gomes Pinheiro

Este ano, por conta da pandemia de COVID-19, o Ministério da Saúde antecipará a campanha da vacinação contra a gripe.

Faça a sua parte e compareça às unidades de vacinação conforme as orientações. A vacinação será realizada em três etapas em datas e para públicos diferentes. Fique atento!! A vacinação é anual e em crianças é administrada a partir de 6 meses de idade.

É muito importante a vacinação de crianças, idosos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas que fazem parte do grupo de risco.

Mas você deve estar pensando… por que devo me vacinar para a gripe se esta vacina não me protege contra o coronavírus (SARS-CoV-2)? Então vamos lá…temos 3 motivos:

1º) A vacina irá nos proteger contra o vírus Influenza que causa uma Síndrome Gripal. Com a imunização reduziremos as visitas aos serviços de saúde e internações devido esta infecção que também pode causar uma doença grave! O intuito é tentar reduzir a quantidade de pessoas com infecção grave por Influenza neste inverno. Não podemos nos esquecer do surto de H1N1, não é mesmo!?

2º) A vacina contra a Gripe ajudará os profissionais de saúde a descartarem o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza na triagem de casos para o coronavírus já que os sintomas podem ser parecidos.

3º) Com a vacinação contra a Gripe poderemos minimizar o risco de coinfecção (quando a mesma pessoa apresenta a infecção pelo Influenza e Coronavírus) que aumentaria os riscos de complicações.

Lembre-se, a vacina oferecida pelo SUS protege contra os três tipos de vírus Influenza mais prevalentes no ano anterior (Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B) e por ser uma vacina inativada não tem como causar a doença.

Vamos juntos nesta luta com seriedade, comprometimento e cumprimento das orientações e determinações do Ministério da Saúde. Diga não à Fake News! Mantenha a Caderneta de Vacinas da sua família em dia!!

Dra Marcela Gomes Pinheiropediatria/ nefrologia pediátrica

Ministério da Saúde www.saude.gov.br

Seja o primeiro a comentar sobre "Vacina Contra a Gripe 2020"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*