Semana Santa em Barra do Garças

Diocese adere à novas formas de celebração para conter o COVID-19 e manter a oração

Por: Jornalista Clea Torres / Ascom

Em meio a pandemia do COVID-19 a Semana Santa teve seu início nesse domingo (04). Nesta data é celebrada a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém onde o povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Ele passaria, montado em um jumento. Tradicionalmente os fiéis levam seus ramos para serem abençoados na missa, entretanto devido a pandemia do COVID-19, as missas foram suspensas e os fiéis, de toda diocese, amaram os ramos de palmeira nos portões e janelas de suas casas, assim estariam celebrando o Domingo de Ramos e evitando aglomerações. (veja na galeria de fotos)

Essa medida foi anunciada pela Igreja através de um decreto publicado por meio da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, adotado pelo Bispo Dom Protogenes da Diocese de Barra do Garças. Toda a Semana Santa, que dura até domingo de Páscoa, passará por modificações.

Na última quinta-feira Santa (09) os sacerdotes celebram a missa da Ceia do Senhor sem a participação do povo. O tradicional ritual de lavagem de pés, que marca o exemplo que Cristo deixou de humildade, não será realizado. Já na sexta-feira Santa (10), durante a Oração Universal, o Bispo Dom Protogenes fará uma intenção especial para aqueles que se encontram em situação de perda, de doenças ou de falecimento. O tradicional beijo à Cruz será dado somente pelo celebrante. A Diocese de Barra do Garças providenciará para que os fiéis acompanhem a cerimônia através das redes sociais.

Durante o sábado Santo (11) é celebrado a Vigília Pascoal, momento em que a Igreja permanece junto ao sepulcro de Cristo meditando a sua Paixão e Morte. Está celebração somente será realizada na Catedral e nas igrejas Matriz das Paróquias. Para a liturgia bastimal irá permanecer apenas a renovação das promessas bastimais.

Apesar dos fiéis estarem confinados em suas residências, o Bispo Dom Protogenes afirma que é importante “manter a atitude do Samaritano que viu, teve compaixão e cuidou daquele que estava caído e machucado ao longo do caminho”. Ele convida os fiéis para se unirem nesse momento de “apreensão, expectativa e de dor, aos sofrimentos de Cristo que renova sempre no Ministério Pascal de sua Paixão, morte e Ressurreição. Em nossas vidas Morramos com Ele ao pecado para viver a vida em Deus.”

A Diocese de Barra do Garças deseja uma Feliz Páscoa em sua casa e com os seus familiares, nesse momento único e inusitado que toda a humanidade vem passando.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Semana Santa em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*