Solidariedade

Foto por: Arquivo pessoal

Defensoras de Barra do Garças se unem para doar produtos de limpeza para famílias carentes. Elas levaram água sanitária, detergente, sabão em barra, sabonete e desinfetante para famílias que integram o grupo de risco para o contágio da Covid-19.

Márcia Oliveira | Assessoria de Imprensa da DPMT

Duas defensoras públicas de Barra do Garças, 530 km de Cuiabá, decidiram doar um pouco de seu tempo e dinheiro para organizar kits de limpeza para famílias carentes, que estão no grupo de risco para o contágio da Covid-19. Ao todo foram montados 100 kits com cinco itens diferentes, que foram distribuídos para famílias dos bairros Vila Maria, São José e Jardim Nova Barra.

A defensora pública que propôs a iniciativa, Lindalva Fátima Ramos, afirma que o álcool em gel acabou na cidade de Barra do Garças e uma das ideias foi substituir o produto – consumido em abundância para a higienização pessoal desde o anúncio da chegada do coronavírus no Brasil – por outros itens de limpeza.

Ela fez a proposta para a colega de trabalho, defensora Kamila Lima, e ambas compraram, organizaram e levaram os produtos para famílias de pessoas acamadas, idosas e que vivem em situação de vulnerabilidade.

Uma das famílias que recebeu o kit foi a da viúva, dona de casa e presidente de bairro Vila Maria, Jovelita Costa. Ela relata que mora com os quatro filhos adultos, uma delas especial, e cinco netos. “Todos nós moramos no mesmo terreno. Minha filha mora com os cinco filhos na casinha dela e eu na minha. E eu vou ser bem franca, chegou num momento de grande necessidade. Minha filha especial faz todas as necessidades nas roupas, pois só uso fralda nela à noite, e a higienização para nós é essencial. E eu não tinha nada disso. Para mim e para os outros, chegou em ótima hora”.

Lindalva conta que a Defensoria faz trabalhos sociais em vários bairros da cidade com famílias carentes e sabendo que elas não têm condições financeiras para comprar os produtos, teve a ideia de doar. “As famílias que selecionamos são muito carentes, estão cadastradas numa Instituição de auxílio social e como moro na cidade há mais de 30 anos, não foi difícil identificar algumas das que mais precisavam”.

A defensora Kamila afirma que em situações normais, o público atendido pela Defensoria já tem os gastos com alimentação como prioridade diante de outros itens. “Na situação de alerta para a propagação da doença, ter os produtos de limpeza é oneroso demais para elas, porém extremamente necessário. A Lindalva teve a ideia de fazer a doação e fiquei muito feliz em apoiar”, afirma.

A higiene do corpo, dos ambientes e o distanciamento entre as pessoas estão entre as recomendações básicas para evitar a propagação do coronavírus, que se fixa na mucosa da boca,do nariz e dos olhos para se reproduzir no corpo humano. “O que fizemos é muito pouco, mas pode ser o início de um movimento. As vezes achamos que não podemos nada, mas um gesto que talvez seja simples para nós, significa muito para essas famílias”, afirmam as defensoras.

Estudo indicam que 80% das pessoas terão sintomas de gripe, 14% terão dificuldades em respirar e 6% poderão desenvolver a forma grave da doença.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Solidariedade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*