Vereadores aprovam calamidade em Aragarças por causa do novo coronavírus

A votação foi apertada 5 a 4 depois de 2 sessões extraordinárias; enquanto era apreciado na Câmara, o decreto de Aragarças e de mais 11 cidades goianas foram aprovados na AL-GO.

Depois de uma semana de polêmica e bate boca, o decreto que trata sobre calamidade pública no município de Aragarças-GO, divisa com Mato Grosso, devido ao avanço do novo coronavírus em Goiás foi aprovado na última terça-feira (14/4) pela Câmara Municipal.

A matéria foi apresentada pelo prefeito José Elias Fernandes no início do mês e estava (segundo o gestor) enfrentando dificuldade para sua aprovação por causa de alguns vereadores de oposição. E após alguns embates e duas sessões extraordinárias, a matéria foi aprovada por 5 votos a 4. Votaram a favor do decreto: Nego Leão, Titi, Marcivon, Plinio Leão e Celso Barros. Votaram contra: Duda, Junior Seis Irmãos, Regina Célia e Alcione e teve uma abstenção ou nulo: Hudson Manteiguinha.

O prefeito José Elias alega que havia necessidade de aprovar esse decreto para que o município possa também ter acesso a recursos disponibilizados pelo governo estadual e federal para evitar a chegada da Covid-19. A medida permitirá o descumprimento de metas fiscais e o remanejamento financeiro do Poder Executivo para medidas emergenciais na área de saúde caso necessário.

O projeto declara estado de calamidade pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus em goiás. Com essa aprovação, o Executivo poderá organizar um plano de ação e com uso de recursos necessários para enfrentamento da crise da Covid-19. O texto aprovado cria também uma comissão composta por três vereadores, para acompanhar os gastos e as medidas tomadas pelo executivo municipal no enfrentamento do problema. Ao final da sessão o presidente da Câmara Municipal de Aragarças, vereador Eduardo Peres – Dudu, se manifestou dizendo, se houvesse empate ele votaria a favor do decreto de calamidade pública.

Da Assessoria

Seja o primeiro a comentar sobre "Vereadores aprovam calamidade em Aragarças por causa do novo coronavírus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*