Morre cacique Aritana após perder batalha para a Covid-19; estava internado em GO

Divulgação

O cacique líder do Alto Xingu Aritana Yawalapiti, de 71 anos, não resistiu à Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) e faleceu nesta terça (5) depois de duas semanas internado em um hospital de Goiânia (GO).

Ainda não há informações sobre o enterro, mas é esperado que o corpo de Aritana volte para sua aldeia natal Yawalapiti no Parque do Xingu.

Em meados de julho, o cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença, procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado. Já no dia 19, do mesmo mês, ele foi internado em estado grave em uma unidade hospitalar de Canarana. O quadro respiratório se agravou e precisou ir para terapia intensiva.

Três dias depois foi transferido de carro até Goiânia e o diagnóstico de Covid-19 saiu no dia seguinte. Foi internado em uma UTI, mas não resistiu e veio a morte hoje cedo.

No fim de junho, Aritana também perdeu o irmão para a Covid-19 e, segundo uma coluna do site Uol, uma prima e sobrinho dele vieram a óbito pelo vírus.

Governo lamenta morte

O Governo de Mato Grosso expressou profundo pesar pela morte do cacique Aritana. “É uma enorme perda para Mato Grosso. Aritana era um grande ativista e dedicou sua vida em defesa da cultura e dos direitos indígenas. Nossa solidariedade à família, aos amigos e a toda a comunidade indígena por esse momento de dor”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Allan Pereira/RDNews

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Morre cacique Aritana após perder batalha para a Covid-19; estava internado em GO"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*