O MAIS IMPORTANTE ARQUIVO

A Gazeta do Vale do Araguaia dá início, nessa edição, a uma série de matérias de opinião lavradas pelo nosso editor Paulo Batista, onde ele faz um histórico de Barra do Garças desde a sua chegada em 1985.

É muito importante que não deixemos de buscar no fundo do baú as reportagens e artigos publicados nos últimos 35 anos sobre a cidade, o município, a região metropolitana e o entorno rural de Barra do Garças.

Falarmos sobre o passado veiculado no principal jornal do interior do estado é rememorarmos os erros e acertos cometidos e trazermos à tona os mais diversos e especiais personagens que fizeram e fazem a história da nossa região. Faz-nos também lembrar das coisas boas que já tivemos e deixamos morrer e das coisas ruins que, embora com todos os esforços, não conseguimos extirpar da cultura social e política locais.

A Gazeta do Vale do Araguaia é, hoje, o maior depositário dos fatos e causos que aconteceram nas últimas três décadas e seus anuários são o mais importante arquivo cultural regional. É a história lavrada em papel jornal, onde podemos rever os momentos sociais, políticos, econômicos e culturais que marcaram o trajeto da região no fim do século passado e no início deste.

Em suas edições encadernadas, que conhecemos no jargão jornalístico como anuários, desde as edições em tipografia até as elaboradas edições coloridas e on-line, podemos pesquisar a chegada e partida dos barra-garcenses, renovando as gerações. Podemos também recordar os eventos que aqui aconteceram, seja na temporada de praia, seja nos rodeios e festas do peão de boiadeiro, também conhecidos como festa da Pecuária.

Emocionante é constatar os sobe-e-desces da cidade, tornando a vivenciar as crises que nos abalaram nas últimas décadas e relembrar com saudade os períodos de bonança e fartura que entremearam as crises. Como diz o ditado popular “Recordar é Viver” e recordar a história de Barra do Garças é manter viva a nossa cultura e ganhar alento para continuar trabalhando pelo município e pela cidade em busca de um futuro melhor.

Seja o primeiro a comentar sobre "O MAIS IMPORTANTE ARQUIVO"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*