BARRA DO GARÇAS – UPA volta a atender somente casos de Covid

Edevilson Arneiro/Secom-BG

A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Barra do Garças, Adilson Tavares, na última terça (5); aumento de casos preocupa nova gestão

Adilson Tavares, secretário de Saúde de Barra do Garças – Foto: Semana7

A partir de amanhã da última quarta-feira (6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltou a atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios ou casos suspeitos de Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares.

Segundo o secretário, a decisão de reorganizar a rede de atendimento foi tomada em conjunto com o prefeito Adilson Gonçalves (PSD) para ajudar no combate à Covid-19, que tem registrado um aumento preocupante de novos infectados nas últimas semanas e que tendem a aumentar após as festividades de fim de ano.

“A matemática não falha, é exata. Na primeira semana após aglomerações aumentam os casos de positivados. Na segunda semana, os casos de internados e na terceira semana aumentam os casos de óbitos. E isso já começou a ocorrer na cidade”, explicou o secretário que também é enfermeiro.

Conforme Tavares, não havia como manter o atendimento na UPA para casos de Covid e outras demandas devido ao risco de contágio.

Desta forma, o atendimento para casos de urgência e emergência deve ser procurado diretamente no pronto socorro, o Hospital Municipal Milton Morbeck.

A fiscalização da Vigilância Sanitária será intensificada, principalmente no horário noturno em que bares têm ficado lotados sem respeitar o uso de máscaras e distanciamento, conforme disse o secretário.

Outro fator que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde é o número de leitos de Unidade de terapia Intensiva (UTI) disponíveis no Hospital Municipal. Dos nove leitos, apenas seis estão em funcionamento. De acordo com Tavares, três estão parados por falta de manutenção e ventiladores mecânicos. Os reparos nos equipamentos já estão sendo providenciados.

Um novo decreto com medidas para conter o vírus já está sendo estudado pela equipe de saúde do município. Tavares disse que não há intenção de fechar estabelecimentos comerciais, mas pode haver restrição de horário de funcionamento de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. “O maior problema está sendo a vida noturna em Barra do Garças que voltou a ‘normalidade’ e parece ter esquecido que o covid não acabou ainda”, disse.

Andrezza Dias/Da Redação/Semana7

Edevilson Arneiro/Secom-BG

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – UPA volta a atender somente casos de Covid"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*