Em Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos) toma posse

Da Assessoria

Ricardo Galvão (Republicanos) tomou posse na sexta (1º) como prefeito de Aragarças (GO). Além dele, 11 vereadores assumem o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro. Suplentes podem substituir os vereadores que deixarem o cargo para ocupar uma outra função.

Cabe à prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Em coletiva de imprensa, na segunda-feira (4), o prefeito Ricardo Galvão informou como os trabalhos serão realizados em sua gestão. Uma das declarações que chamou atenção foi sobre a possível regionalização do Hospital Municipal Getúlio Vargas.

“Nós estivemos por lá várias vezes, uma estrutura muito precária, vai precisar de olhos atentos por parte da Administração. Se não regionalizarmos nós não teremos a condição de fazer uma reforma digna”, afirmou à imprensa, após visita às instalações da unidade de saúde.

Os vereadores de Aragarças vão representar 20.273 habitantes. A cidade goiana tem um PIB de R$ 236.930.234,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,732, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Seja o primeiro a comentar sobre "Em Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos) toma posse"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*