Barra do Garças recebe visita de comissão responsável pelo curso de formação de agentes de saúde

Imprensa Cafeína Conteúdo/Assessoria

O município de Barra do Garças, um dos polos onde serão ofertadas as aulas presenciais do curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através da Escola do Legislativo, foi visitado esta semana pela comissão responsável. O polo vai acolher 120 selecionados da região. Com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e apoio do Governo do Estado, o curso é uma qualificação gratuita para a categoria.

Segundo o relator da Câmara Setorial Temática que trata sobre o assunto na ALMT, Carlos Eduardo Santos, a visita definiu o local onde serão ofertadas as aulas presenciais, além de apresentar o calendário do curso à atual gestão. A prefeitura de Barra do Garças foi representada na reunião pelo secretário Municipal de Saúde, Adilson Tavares Lopes. 

Também estiveram presentes no encontro, o presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Leste de Mato Grosso (Sindacse-MT), Divino Tavares de Deus, e a tutora selecionada para o curso nesse polo, Luana Martins.

“A visita foi muito proveitosa, discutimos os últimos preparativos para acolher os selecionados que realizarão o curso técnico no polo de Barra de Garças”, explica Divino.

Para ele, as presenças do relator da CST, Carlos Eduardo, e do assessor jurídico do TACS-MT, Sávio Toledo Cavallari, sanaram quaisquer dúvidas que ainda restavam e mostraram o grau de comprometimento de todas as instituições envolvidas.

“A iniciativa da Assembleia Legislativa vai beneficiar a população dos municípios participantes com a qualificação de seus profissionais. Só tenho a agradecer ao Instituto Brasil Adentro e à Assembleia pela iniciativa, representada pela frente temática dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias de MT”, frisou Divino.

Além de Barra do Garças, outras cidades polos contarão com duas aulas presenciais por mês, são elas: Alta Floresta, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

A aula inaugural será neste sábado (06.02) e a presencial, nas cidades polos, tem previsão de acontecer no dia 27 de fevereiro, seguindo todas as medidas de biossegurança necessárias.

Sobre o Curso
A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado, mediante comprovação. As inscrições on-line foram disponibilizadas entre 15 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro deste ano. Os módulos serão semipresenciais, ou seja, aulas em formato virtual e atividades presenciais realizadas nas cidades polos.

Os participantes terão direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores on-line e presencial, além de atividades práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sobre o Instituto
O Instituto Brasil Adentro (IBA) é uma organização da sociedade civil constituída em abril de 2005 e desde então atua com projetos e ações que visam apoiar as estratégias e ações de aproximação das políticas públicas aos beneficiários. Em março de 2008, o IBA recebeu a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), por meio de publicação do Ministério da Justiça, no Diário Oficial da União, tendo sido escolhida, no ano de 2010 pelo Ministério dos Esportes, para ser uma das Entidades Fiscalizadoras de Projetos financiados pelo Governo Federal.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças recebe visita de comissão responsável pelo curso de formação de agentes de saúde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*