Barra do Garças está com risco ‘alto’ para Covid-19

Barra do Garças, Pontal do Araguaia/MT e Aragarças GO - vista aérea - Foto por: Lenine Martins

Essa é a primeira vez neste ano que Barra do Garças entra na lista dos municípios em risco ‘alto’, Nova Xavantina segue nesta classificação há 18 dias seguidos

Neiriane Santos/Semana7

Barra do Garças entrou pela primeira vez no ano de 2021 na classificação de municípios com risco ‘alto’ para Covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgado na tarde da última quinta-feira (25). O município até então aparecia na lista entre as cidades de risco ‘moderado’.

O Boletim Informativo n° 354 da SES-MT divulga o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Ao todo 13 cidades aparecem na lista. São elas: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Nova Xavantina, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Cotriguaçu.

O informativo da SES-MT leva em consideração o número de casos ativos, casos confirmados da doença nos últimos sete dias em relação à semana anterior e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Barra do Garças aparece na lista de risco ‘alto com 264 casos ativos e taxa de crescimento de contaminação de 5,48%. Ao todo o município contabiliza 4.788 casos confirmados de Coronavírus, destes, 4.371 recuperados. A taxa de recuperação é de 91,29%. Conforme Boletim Epidemiológico nº 149 divulgado ontem (25) pela Secretaria Municipal de Saúde, Barra registrou um aumento de 64 novos casos em 24 horas.

Ao todo foram 158 óbitos de moradores do município causados pelo vírus desde o início da pandemia na cidade.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações aos municípios

Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo Coronavírus.

As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.

Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória

(Com informações da SES-MT)

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças está com risco ‘alto’ para Covid-19"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*