ECOPONTOS – Destinação de resíduos sólidos inservíveis

O Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e o Fiscal Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município de Aragarças reuniram-se hoje (22/03) com a Equipe da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental de Barra do Garças para tratar da formalização do acordo entre as partes na destinação de resíduos sólidos inservíveis em  ECOPONTOS da cidade vizinha

Da Assessoria

O Coordenador Municipal  de Endemias, Sr. Júlio César – representante da Secretaria Municipal de Saúde e o Fiscal Ambiental Jarbas Alves – representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ambos de Aragarças, estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira (22/03) na cidade de Barra do  Garças-MT com o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Adilson Tavares e a Coordenadora de Vigilância Ambiental, Sra. Maggie Elaine Lima da Fonseca; os dois  últimos de Barra do Garças-MT para firmar termo de Cooperação Técnica para destinação dos resíduos sólidos inservíveis em ECOPONTOS localizados na cidade co-irmã.

Estiveram presentes também,  representantes da cidade de Pontal do Araguaia, e juntos  firmaram acordo no trabalho integrado de proteção ambiental  e sanitária a medida que  dão  destino adequado ao lixo.

O Fiscal Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aragarças, Jarbas Alves, afirma que este é  um marco  histórico  para nossa região do Araguaia, pois temos  inúmeros pneus inservíveis recolhidos na cidade de Aragarças e cidades vizinhas e que precisam de um destino adequado  para deixar de poluir e causar danos  a saúde (proliferação de mosquitos diversos, inclusive o da Dengue) e ao meio ambiente por tratar-se de material  que  demora um tempo indeterminado para se decompor na natureza.

Os ECOPONTOS de Barra Garças-MT foram instituídos por Lei Municipal para dar destinação adequada aos resíduos sólidos inservíveis. E desde 2017, estabelece parcerias com os municípios  de Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT.

Em Aragarças, a Secretaria Municipal de Infraestrutura/Obras trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a coleta desses resíduos sólidos e o destino mais adequado possível. Essa parceria com Barra do Garças-MT, objetiva dar correta destinação de pneus considerados inservíveis pelos seus proprietários. “Tenho observado esse problema crônico em nossa cidade, em que as pessoas, não tendo onde dispensar de forma correta e adequada seus objetos inservíveis, depositam em áreas públicas ou até mesmo em terrenos baldios, áreas de preservação ambiental e pontos turísticos, o que causa além do impacto ambiental, impacto visual e um grave problema de saúde”, afirma a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Aragarças, Maria de Fátima Carvalho.

A terra é a nossa casa,  cuidemos bem dela!

Que Deus abençoe Aragarças!

 

Seja o primeiro a comentar sobre "ECOPONTOS – Destinação de resíduos sólidos inservíveis"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*