Escritor mato-grossense distribui mil livros gratuitamente as escolas públicas

Por Yrla Braga/Assessoria

Acaba de sair do forno o livro “Tempero da vovó”, do autor João Luiz do Couto, uma obra que encanta com sua história e beleza das ilustrações de Mônika Papescu, além de contar com inúmeras surpresas e interação como música, papercattoye até uma gostosa receita de biscoito da vovó, enfim uma experiência completa de leitura.

O autor está promovendo uma ação onde ele estará repassando mil exemplares do “Tempero da vovó” para rede pública de ensino, para serem distribuídos entre crianças, professores e bibliotecas públicas nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana e General Carneiro. Além dos quatro municípios a FUNAI e a Associação Ciranda também receberam exemplares para serem distribuídos nas comunidades indígenas da região e atividades culturais entre crianças e adultos, respectivamente.

A obra é um dos projetos contemplados do edital Estadual Nascentes-MT, por meio da Lei Aldir Blanc de auxilio emergencial a classe artística, conta coma publicação do livro “Tempero da vovó”, distribuição de mil exemplares entre crianças do segundo e terceiro ano das escolas públicas desses quatro municípios citados e a realização de uma oficina literária, escrita criativa e poemas para as crianças. Por conta da pandemia do COVID-19 essas atividades serão feitas por meio de vídeos enviados as secretárias e responsáveis por cada órgão que recebeu os livros e assim repassadas as crianças contempladas com o material.

O projeto tem o objetivo de abrir portas para as crianças se imergirem na leitura e também criar suas próprias histórias a partir da liberdade de criação de poemas e assim, além de desenvolverem a leitura, abre-se o leque de vivenciar a escrita criativa.

João do Couto nos conta que o planejamento inicial teve que ser adaptado para essa realidade de distanciamento e restrições sanitárias, “O plano inicial era ir as escolas distribuir nas mãos das crianças os livros uma a uma, e depois realizarmos nossa oficina com elas, infelizmente por conta da Covid-19 não será possível entregar pessoalmente a cada uma delas, mas as secretárias de educação de cada município e os responsáveis dos órgão que receberam o material, farão essa entrega com a total segurança que o momento exige. E nos adaptando a essa realidade faremos de forma virtual esse contato com as crianças e professores que receberão nossos livros e garanto que entregaremos uma experiência de leitura muito enriquecedora a essas crianças”. 

As entregas já foram realizadas em todos os municípios, o secretário de educação de Barra do Garças, Sivirino, destaca a importância de ações como essa, principalmente nesse momento de pandemia, “Esse projeto significa muito, são ações como essas do João do Couto que fazem a diferença, Tempero da Vovó é uma experiência completa de leitura e aprendizado a essas crianças, além do trabalho de aproximação e reforço dos vínculos familiares e com a escola. Tenho certeza que nossas crianças vão ficar muito felizes ao receberem esse material”. José Marra Nery, secretário de educação de Araguaiana fez questão de agradecer ao proponente do projeto, “Estão de parabéns todos os envolvidos no trabalho, uma mensagem linda e muito enriquecedora não só para nossas crianças, mas também para nossos professores”.

Em Pontal do Araguaia a entrega foi marcada pela presença da secretaria de educação, Wandeir Silverina, e pelo prefeito Aldecino Lopo, que fez questão de estar presente durante a entrega dos livros, “Fico muito agradecido por um projeto de leitura tão bonito que incentiva nossas crianças a criarem e se interessarem cada vez mais por esse universo, jamais seria ignorado por nós, agradeço a todos os envolvidos, e agora é entregar os livros para as crianças para que elas aproveitem essa leitura”. Juliane Coelho, presidente da Associação Ciranda também relata a alegria de receber os livros, “Esse material que a Associação está recebendo abre um leque gigantesco de atividades que podemos realizar com crianças e professores, um livro muito rico e que encanta os olhos, bem não preciso falar muito, difícil mesmo é encontrar algo melhor que o tempero da nosso vovó, e o livro traz todo esse sentimento gostoso que só as avós sabem despertar em nós, esse livro será muito bem aproveitado tenho certeza”.

A secretária de educação do município de General Carneiro se empolgou com a entrega, “Para nós da educação é sempre um motivo de felicidade receber ações que incentivem a leitura e a criatividade de nossas crianças, nossos professores vão adorar trabalhar com o livro em sala de aula”. Na FUNAI os livros foram entregues ao senhor Álvaro Luís, que já está estudando a melhor forma de entregar esses livros nas comunidades indígenas da região, “Assim que soubemos da iniciativa do João do Couto já nos animamos e estamos nos mobilizando para fazer com segurança e o quanto antes a entrega desse que é um material muito rico e de incentivo à leitura para as crianças indígenas”.

“Tempero da vovó” será oficialmente lançado no 4° Contos do Mato – Web Festival que acontecerá no dia 20 de abril, terça-feira, às 19h no horário de Cuiabá.

Seja o primeiro a comentar sobre "Escritor mato-grossense distribui mil livros gratuitamente as escolas públicas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*