Sistema Penitenciário recebe reforço de duas vans e 100 novas pistolas

Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária entrega vans para os presídios de Água Boa e Sinop - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Emenda parlamentar e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), proporcionaram a aquisição dessas novas conquistas

Juliano Patrick | Sesp-MT

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso recebeu duas vans e 100 pistolas na manhã desta quarta-feira (24.03). As aquisições provêm de diferentes fontes. Enquanto a compra dos veículos foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Batista, as pistolas foram adquiridas com recursos provindos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“As armas serão destinadas aos servidores penitenciários de todo o Estado de Mato Grosso, assim esses policiais poderão passar a ter a cautela permanente do armamento individualizado. São pistolas calibre .40 modelos IMBEM MD6”, esclarece o secretário Adjunto de Administração Penitenciário, Jean Gonçalves. 

Já os veículos, deverão auxiliar no cotidiano do transporte de policiais penais. Uma van será destinada para a penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), no município de Sinop (a 500 km de Cuiabá) enquanto a outra será designada à Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (729 km de Cuiabá). 

As duas unidades prisional encontram-se a mais de 20 quilômetros de distância do centro urbano e o deslocamento dos servidores até os locais de trabalho é um problema. O diretor da penitenciária de Sinop, Antônio Negreiro, destaca a importância desta aquisição. 

“É de suma importância essas vans, considerando a distância que a penitenciária esta da cidade e, alguns trechos são de chão, o que torna difícil o deslocamento dos servidores até a unidade” salientou. 

Já o diretor da Penitenciária de Água Boa, Valmir Barros Christ, reforça a importância desta conquista para instituição que vai colaborar muito no deslocamento dos servidores. 

“Essa aquisição para nós era um sonho, a um bom tempo estamos lutando para ter um veículo para o transporte de servidores e hoje estamos conseguindo levar para nossa penitenciária uma van que vai somar muito no dia a dia da unidade”, enfatizou. 

Para aquisição dos veículos foi destinado R$ 400 mil. A van possui a capacidade para 16 pessoas.

Presente na entrega, o deputado estadual destacou a atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) como parceira do Governo do Estado e lembrou que aplicar emendas na área de segurança traz melhorias nas estruturas de trabalho dos servidores. 

“Com essa economia que Assembleia Legislativa tem feito nos últimos anos, pôde ser aplicada uma parte na área de segurança, possibilitando mais condições para os servidores trabalhar. Com esses novos veículos entregue hoje as unidades vão ter uma capacidade maior de transporte dos agentes, com segurança e conforto”, disse o deputado João Batista. 

Outras aquisições

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, pretende parcerias com Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com recursos parlamentar para novas conquistas para o sistema penitenciário, e contemplar as unidades de Juína, Pontes e Lacerda e Rondonópolis.

“Iremos solicitar emendar parlamentar e buscar parceria junto ALMT para possibilitar a conquista de novas vans, nessas outras unidades penais para transportar os servidores com segurança e qualidade” finalizou o Jean Gonçalves.

(Com supervisão de Débora Siqueira) 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Sistema Penitenciário recebe reforço de duas vans e 100 novas pistolas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*