Formação Continuada da Rede Municipal discute sobre os Saberes Indígenas

A live contou com a participação de 600 profissionais de educação de toda a região

 Ascom/Educação

A V Jornada Formativa da Secretaria de Educação de Barra do Garças, abordou na última terça-feira (29/6), os Saberes Indígenas, foram apresentados os temas Ciclo de formação dentro da cultura indígena, Educação Indígena e Educação Escolar indígena e O reflexo da pandemia nas aldeias indígenas.

Os palestrantes, os professores indígenas Cristovão Tserero’odi, Oscar Orebete e Xisto Tsernhi’ru, discutiram também sobre as perspectivas da atual situação do ensino nas aldeias Xavantes e o conhecimento técnicos e científicos da sociedade indígena e suas características. É a primeira vez que professores indígenas são palestrantes de uma formação continuada na rede municipal de ensino.

A formação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) e busca alinhar a atuação desses diferentes profissionais no atendimento a estudantes Indígenas. A formação contou também com a participação de professores indígenas das oito escolas das Terras de São Marcos.

 A abertura da Formação começou com um manifesto contra o Projeto de Lei 490, que tramita no Congresso Nacional, que muda a demarcação de terras indígenas no Brasil, além de uma reportagem especial com a professora doutora Marly Augusta, pioneira no ensino indígena na região e o depoimento da Prof.ª. Idelma Teodora que relatou a mudança em sua prática docente após as formações ofertadas pela Secretaria de Educação.

A coordenadora da Formação Continuada, Pricila Moraes, agradeceu a todos os participantes e colaboradores e ressaltou a importância do debate sobre a educação indígena. “A Formação continuada para professores é uma demanda, um esforço e acima de tudo, um direito dos educadores. E nós da Secretaria de Educação por meio da gestão de Dr. Adilson e Professor Sivirino, buscamos o aperfeiçoamento constante dos nossos profissionais durante a nossa administração sempre buscando abordar diversos temas como a educação indígena que se faz necessário para a nossa região”. 

Na próxima terça-feira (6/7), a V Jornada Formativa encerra com o debate “Desafios do Ensino On-line da Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, que será ministrado pelas professoras; Iriany Gomes (Coordenadora no CMEB Delice Farias dos Santos), Jhordana Araújo (Psicóloga no CAEE) e Marcia Camila (Professora no CMEB – Francisco Antônio Marcucci).

Seja o primeiro a comentar sobre "Formação Continuada da Rede Municipal discute sobre os Saberes Indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*