Secretaria de Educação prepara profissionais para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

As provas acontecem no início do mês de novembro

Ascom/Educação

No último sábado (14), a equipe de Formação Continuada da Secretaria de Educação iniciou a formação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para os professores pedagogos do quinto ao nono ano em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. A formação é voltada para todos os profissionais da Rede Municipal, incluindo os profissionais dos distritos.

Essas avaliações são para diagnóstico em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Desde o início do ano letivo, a Secretaria de Educação vem planejando e buscando melhorias em relação às avaliações externas, que acontecerão a partir de 8 de novembro em todo Brasil.

A professora de matemática, Roberta Santos, foi designada para ministrar o curso intensivo com consultoria de Goiás, que é referência em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica).

A superintendente pedagógica, Débora Regina, esteve representando o prefeito, Dr. Adilson e o vice-prefeito e secretário de educação, Professor Sivirino. A assessora pedagógica do ensino fundamental, anos iniciais, Judite Fernandes, também está participando da formação. A equipe de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME) está responsável pelos sete encontros durante os meses de agosto, setembro e outubro.

Os encontros proporcionarão debates sobre os descritores avaliados nas provas, promovendo o entendimento da metodologia de formulação dos itens e serão trabalhadas metodologias específicas de leitura e resolução de problemas, a fim de promover o entendimento dos resultados, permitindo assim, situar a escola no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

As provas na área de Ciências Humanas serão por amostragem, alinhados às mudanças e novidades do SAEB 2021. A Secretaria de Educação se preparou e também está oferecendo as oficinas para os professores de História e Geografia.

SECOM/Educação

Seja o primeiro a comentar sobre "Secretaria de Educação prepara profissionais para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*