Atletas de Barra do Garças vencem Campeonato Estadual de Atletismo

Secom/BG

Com o apoio da Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, atletas barra-garcenses participaram do Campeonato Estadual de Atletismo Adulto e Sub-14, realizado na primeira semana de novembro, em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

O campeonato aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro e os atletas que estiveram representando Barra do Garças conseguiram alcançar bons resultados e muitos deles conquistaram suas melhores marcas pessoais.

Na categoria adulto masculino, Barra do Garças foi representada por três atletas que trouxeram medalhas do pódio para terras barra-garcenses: Jânio Marcos, que alcançou o primeiro lugar nos 5.000 e 1.500 metros; Fábio Gonçalves, segundo e terceiro lugar nos 5.000 e 1.500 metros de distância, respectivamente; e João Pedro Alves, que terminou o campeonato na colocação de terceiro e segundo lugar, no percurso de 5.000 e 1.500 metros, em ordem respectiva.

O município barra-garcense foi unicamente representado na categoria feminino adulto por Elaine Nascimento Gama, que conquistou o primeiro lugar do pódio nos 5.000 e 1.500 metros.

Já na categoria sub-14 feminino, Barra do Garças contou com mais uma representação de peso, com as atletas Juvenícia Pedawa, que alcançou a melhor marca nos 800 metros e o quarto lugar nos 150 metros; Andressa Ranny, quarto lugar na distância de 800 metros e quinto lugar nos 150 metros; Camila Gonçalves, que alcançou o quinto e sexto lugar nos 800 e 150 metros, de maneira respectiva; Maria Helena, que terminou o campeonato na colocação de nono lugar nos 60 metros de distância e sétimo lugar dos 150 metros.

No revezamento 4×60 metros do grupo sub-14 feminino, as meninas Maria Helena, Andressa, Camila e Juvenícia trouxeram a medalha do segundo lugar do pódio para Barra do Garças.

A atleta Juvenícia Pedawa Wairotsu, ingressou na Casa dos Atletas de Barra do Garças com apenas sete anos de idade e atualmente, com 11 anos, já superou atletas de até dois anos mais velhas do que ela e se consagrou como a primeira atleta indígena Xavante campeã estadual de atletismo.

As equipes que participaram da competição, integram a Casa do Atleta, e são coordenadas pela atual secretária de Esportes e Lazer, Professora Maria Silvânia Araújo, juntamente com os treinadores Professor Sivirino Santos, Elaine Nascimento Gama, Ademilson de Morais Santana e Leonardo dos Santos Macedo.

A criação da Casa do Atleta é uma iniciativa do atual vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Sivirino, e foi inaugurada no ano de 2014, destinada para o alojamento e treinamento de atletas do município. Construída pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, a Casa do Atleta faz parte de um projeto da Associação Barra-garcense de Atletismo e, atualmente, atende mais de 200 atletas.

“É extremamente necessário incentivar esses atletas e fornecer os mecanismos necessários para o avanço em nosso município do esporte, que traz tanta contribuição para a sociedade. Essa nova geração do atletismo em Barra do Garças está dando um show. Estamos muito orgulhosos de vê-los participando das competições e evoluindo cada vez mais”, destacou Maria Silvânia.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Atletas de Barra do Garças vencem Campeonato Estadual de Atletismo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*