Barra do Garças será sede de programa piloto do Governo Federal para proteção de crianças indígenas

A ministra Damares Alves veio ao município apresentar o Plano de Ação aos gestores municipais, visando o fortalecimento de políticas públicas de proteção às crianças indígenas.

SECOM-BG

Nesta sexta-feira (28), a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Barra do Garças para o lançamento do Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas, onde foi recebida pelo prefeito Dr. Adilson Gonçalves, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Leila Batista, o vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino, lideranças indígenas Xavante e demais autoridades.

No auditório do Anfiteatro Fernando Peres de Farias, a ministra acompanhada da comitiva com representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Cidadania, da Justiça e da Defesa apresentaram aos gestores municipais as medidas que garantirão o fortalecimento de políticas públicas de proteção às crianças indígenas.

Com uma população de mais de 4 mil indígenas da etnia Xavante em mais de 50 aldeias, Barra do Garças foi selecionada como uma das três cidades para implementação do projeto piloto do Governo Federal. A ministra Damares destacou que o município tem importância para sua história e se alegrou por ter sido um dos selecionados para o projeto.

“Quando soube que Barra do Garças seria uma das cidades que integram esse projeto eu me alegrei, pois essa cidade faz parte da minha história de vida […] Nossa equipe se reuniu em mais de vinte reuniões para elaborar medidas que reduzam a mortalidade de crianças indígenas e garanta à elas um futuro com mais educação e mais oportunidades”.

O prefeito Dr. Adilson agradeceu o apoio do Governo Federal para implementação de políticas públicas voltadas a jovens indígenas em situação de vulnerabilidade, e destacou as ações desenvolvidas pela gestão municipal para valorização do povo Xavante de Barra do Garças.

“Nossa gestão já tem experiência com trabalho conjunto, e agora com esse apoio do Governo Federal ganhamos mais força para sanar as principais demandas dos povos indígenas. Desde o início desta gestão, nós desenvolvemos projetos dentro das aldeias e incluímos as lideranças indígenas nas tomadas de decisões que envolvam o povo Xavante de Barra do Garças, visando a valorização da cultura e o acesso a direitos básicos.”

O programa tem previsão de duração até dezembro de 2022, onde serão investidos mais de R$ 4 milhões para o fomento a à educação, saúde, cultura, esportes e cidadania, nas aldeias indígenas. Os resultados das medidas implantadas no município servirão de parâmetro para aperfeiçoamento do projeto que deverá ser implantado posteriormente por todo o país.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças será sede de programa piloto do Governo Federal para proteção de crianças indígenas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*