Eleições 2022: o prazo para regularização do título eleitoral encerra dia 4 de maio

Foto: Reprodução

Cidadãos podem resolver pendências referentes ao documento sem precisar sair de casa

Deógenes Nogueira- Ascom/CMBG

 O prazo para regularização e transferência do título eleitoral, ou até mesmo para fazer a solicitação da primeira via do documento, se encerra no dia 4 de maio. Para estar apto a votar nas eleições de 2022, o eleitor ou futuro eleitor pode realizar o procedimento desejado pela internet, por meio do sistema Título Net, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A data de encerramento é estabelecida de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), que define o encerramento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Ao longo desse prazo, o cidadão deve resolver pendências, por exemplo, de transferência de residência eleitoral ou demais pendências em razão de ausência ou justificativa de voto, referente às três últimas eleições.

Desse modo, a fim de evitar aborrecimentos, é necessário que o cidadão se antecipe para resolver quaisquer pendências existentes e estar apto para escolher os próximos deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente que irão representar os cidadãos brasileiros.

A votação para o primeiro turno das Eleições 2022 será realizada no dia 2 de outubro. Já a votação para o segundo turno, a depender dos resultados do primeiro turno, está prevista para acontecer no dia 30 de outubro.

O procedimento tanto para emitir a primeira via do título eleitoral, quanto para a transferência ou regularização do documento é simples, rápido e pode ser feito sem precisar de sair de casa. Além do sistema Título Net, no portal do TSE, outra maneira prática do cidadão consultar e resolver pendências junto à Justiça Eleitoral é através do aplicativo e-Título.

O aplicativo permite ao cidadão baixar a via digital do título de eleitor, substituindo o documento em papel nos dias de votação, caso o cadastramento ou recadastramento biométrico tenha sido realizado (através das impressões digitais). O download do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e IOS, é gratuito e pode ser feito na loja de aplicativos.

Para mais informações sobre o título de eleitor, confira o linkhttps://www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Eleições 2022: o prazo para regularização do título eleitoral encerra dia 4 de maio"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*