Secretaria de Desenvolvimento Rural oferece suporte técnico a produtores de Barra do Garças

Implantado em 2021, o Programa de Assistência Técnica visa fortalecer a agricultura familiar no município.

SECOM-BG

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o Programa de Assistência Técnica Rural disponibiliza a pequenos e médios produtores enquadrados na agricultura familiar, o acompanhamento de engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos e veterinários para auxiliar na produção agrícola e pecuária em suas propriedades. 

Implantado em 2021 pela atual gestão municipal, o programa já beneficiou mais de 350 produtores de Barra do Garças, oferecendo suporte a essas famílias para que possam garantir sua subsistência por meio da pecuária ou agricultura, extraindo o maior potencial de suas terras, produzindo com mais qualidade e eficiência.

O programa envolve diversas etapas, sendo a primeira o cadastramento realizado na própria Secretaria onde é agendado também uma visita ao local para que a equipe técnica trace o perfil do produtor e da sua propriedade. Em seguida é realizada a análise das propriedades do solo para só então dar início ao cultivo na terra, onde esse acompanhamento é feito até a colheita dos produtos.

Dentre os beneficiados pela Assistência Técnica, está o produtor Marlúcio Neves Campos, da Fazenda Vale do São Francisco na MT-336, que através do auxílio dado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, cultiva cerca de meio hectare com 600 pés de Café Arábica, sendo o primeiro produtor de Barra do Garças a cultivar essa espécie que comumente é cultivada em regiões do estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

A propriedade de Marlúcio fica localizada na região da Serra do Roncador com altitude mínima necessária para o plantio do grão de café arábica.  Segundo ele, as primeiras mudas foram cultivadas de forma experimental, sem o acompanhamento de agrônomos, mas a assistência técnica da Prefeitura lhe deu mais segurança para o cultivo desta espécie de café e agora com os resultados positivos ele pretende expandir a área de plantio.

“Eu dei início ao plantio de forma experimental e agora com a orientação correta meu desejo é expandir anualmente a produção, tenho 50 hectares de terra disponíveis para cultivo de café e também pretendo investir na criação de peixes e produção de mel, também com o acompanhamento técnico da Prefeitura”.  

Outro produtor que também foi beneficiado pelo programa foi Joaquim Ferreira, que junto da sua esposa e filho iniciaram o plantio de cerca de um alqueire de milho, propriedade Praia Grande, localizada na comunidade Beija Flor.

Joaquim buscou o auxílio técnico na Secretaria de Desenvolvimento Rural em agosto do ano passado, visando expandir o cultivo em sua propriedade. Após análise do solo a família deu início ao plantio de cerca de um alqueire de milho.

“Nós ficamos sabendo do projeto e então eu fui até a Prefeitura e pedi que eles fossem conhecer nossa terra e auxiliar no cultivo de milho, sem o acompanhamento dos engenheiros com certeza seria mais difícil e teria mais riscos de perder a produção.”

O Programa de Assistência Técnica Rural, tem sido de suma importância para o fomento à agricultura familiar no município e em um ano centenas de famílias estão garantindo a renda através da terra, como explica o secretário José Bispo dos Santos.

“Esse projeto fazia parte do nosso plano de governo, nosso desejo era justamente orientar as famílias sobre o uso da terra e criação de animais para que através de diferentes tipos de culturas eles pudessem garantir a renda familiar. Às vezes a pessoa tem a terra e o desejo de produzir algum tipo de plantio, mas sem o conhecimento, elas não conseguem dar prosseguimento a produção. O que nós estamos fazendo é orientar, mostrar como fazer, apresentar formas de cultivo e assim essas famílias poderão viver exclusivamente da renda gerada pela terra. ”

Os produtores podem ser incluídos no Selo de Inspeção Municipal (SIM) ou no Selo Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF) que atestam a qualidade dos produtos cultivados ou derivados de origem animal, após passarem por uma análise feita por uma equipe técnica que vai garantir que as normas sanitárias foram seguidas na sua preparação, possibilitando a sua comercialização em feiras e supermercados locais. 

Os interessados em participar do projeto podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada na Rua Travessa Voluntários da Pátria, Centro, os atendimentos ocorrem das 08h às 18h. 

Seja o primeiro a comentar sobre "Secretaria de Desenvolvimento Rural oferece suporte técnico a produtores de Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*