Jovens barra-garcenses são destaques em competição de Atletismo Cross Country

Os atletas participaram do campeonato Pan Americano e Sul Americano, e trouxeram medalhas de ouro e bronze.

SECOM-BG

Neste domingo (27), atletas de Barra do Garças foram destaque no campeonato Pan Americano e Sul Americano de Cross Country que aconteceu na cidade de Serra- ES. Jânio Marcos levou a medalha de ouro na categoria Sub-20, enquanto Manuel Tsiwario, indígena do povo Xavante, ganhou medalha de bronze na Sub-18 e Francielly Marcondes finalizou a competição na 5ª colocação na categoria Sub-20 feminina.

Cross Country é um tipo de modalidade dentro do Atletismo no qual os competidores fazem a corrida em um percurso que contém certo nível de dificuldade na locomoção, como lama, areia, obstáculos naturais, desníveis, encostas entre outros.

Os atletas que disputaram o campeonato compõem a equipe do Barra do Garças Associação de Atletismo, e foram treinados pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino, que acompanhou os competidores durante toda a trajetória em diversas competições.

No mês passado, os três atletas participaram da etapa regional de seleção para os jogos Pan Americanos em Bonito, Mato Grosso do Sul. Onde também se destacaram na eliminatória regional: Jânio Marcos, Francielly Marcondes e Manuel Tsiwario ganharam medalha de ouro nas categorias sub-20 masculina, sub-20 feminina e sub-18 masculina, respectivamente.

Jânio Marcos treina com o Prof. Sivirino há 4 anos e ressalta que a preparação para os jogos foi intensa, e precisou se dedicar ao máximo para conseguir alcançar seu objetivo de ser medalhista na modalidade Cross Country.

“Essa medalha de ouro significou muito pra mim. Sempre quis ganhar uma competição pela Seleção Brasileira, principalmente em solo brasileiro. Os jogos Pan Americanos possuem extrema importância para o competidor, além de elevar o prestígio para aqueles que querem êxito e ter mais oportunidades na carreira esportiva. Confesso que, até agora, a ficha ainda não caiu”.

O vice-prefeito, Prof. Sivirino, celebra a conquista dos atletas e ressalta a importância de motivar os jovens a conquistarem seus objetos, assim como foi feito na temporada de jogos.

“É com muita satisfação ver o que Barra do Garças vem conquistando através do esporte. Nós tivemos uma grande representatividade indígena, o Manuel Tsiwario da etnia Xavante, que se destacou durante toda a competição. Um garoto muito esforçado, assim como a Francielly e o Jânio. Acreditar e sonhar não basta, é preciso ser corajoso, persistente, estudioso, ter fé e, acima de tudo, amar muito o que se propõe a fazer. Dedicação e trabalho duro é a receita, a fórmula secreta para superar as dificuldades impostas”.

O desempenho dos jovens foi destaque na mídia nacional, especialmente o jovem Manuel Tsiwario por sua medalha de bronze, sendo o primeiro atleta indígena brasileiro a conquistar tal feito.

Para participar do campeonato os atletas receberam o apoio da Prefeitura de Barra do Garças, Câmara Municipal, Unimed Araguaia, Escola Coopema, Projeto Olimpus, Projeto Ponto do Esporte, Governo de Estado, Barra Pharma, Infobarra, Splendore Odontologia Digital, Academia Phisicus, Dra. Twigg Mitsue, Instituto de Cardiologia Dr. Pedro Ribeiro, o deputado estadual Allan Kardec e o deputado estadual Dr. Eugênio.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Jovens barra-garcenses são destaques em competição de Atletismo Cross Country"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*