Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)

Fachada Seduc - Foto por: Seduc-MT

O projeto vai ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Seduc -MT

O Governo de Mato Grosso lança nesta sexta-feira (1º.04), em Cuiabá, o Projeto Autismo na Escola. O evento será realizado às 14h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A defesa dos direitos do autista é uma das causas apoiadas pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes.

Em outubro de 2020, eles entregaram a Carteira de Identificação do Autista – (CIA), para crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno. A primeira-dama é madrinha da causa e a carteirinha foi uma das primeiras demandas que recebeu dos pais e das associações que atendem pessoas com autismo. O trabalho de emissão foi realizado por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de forma gratuita, nos Centros de Referência de Assistência Social. O documento tem validade de cinco anos.

O objetivo do Projeto Autismo na Escola é promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo. Devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas 700 escolas de ensino regular, do campo, quilombola e indígenas em Mato Grosso.

Entre ações a serem desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Especial da Seduc, estão oficinas de abordagem para acolhimento, palestras com a Dr. Érica Rezende Barbieri, e distribuição da cartilha “Autismo Sonho de Menino”, elaborada pelo médico Enã Rezende.

A metodologia aplicada nas oficinas inclui atividades de mobilização, situações interativas e lúdicas. Os educadores passarão por formação pedagógica.

Na cartilha há informações sobre a história de superação de Enã que é autista nível 1 (leve), orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.  O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, também participam do lançamento.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)

Data e hora: Sexta-feira (1º.04), às 14h

Local: Auditório da Seduc

Seja o primeiro a comentar sobre "Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*