MATADOURO

Foto: Ilustração/SEFAZ-RS

Por Pablo Raphael

“Barra do Garças necessita com urgência de um Matadouro Municipal, colocou um antigo dono de uma casa de carne.
“Há anos Barra do Garças vive sem este suporte, pagando três impostos a mais quando as reses abatidas vai e volta a Primavera do Leste ou Nova Xavantina. Traduzindo: ainda em transporte e desgaste do percurso”, colocou o empresário.

Conforme um proprietário de uma antiga Casa de Carne eles têm que lutar contra o monopólio da Friboi que atropela todos os que tentam baratear o preço da carne, na verdade eles manipulam e colocam o preço que querem no mercado. Se resistir eles compra e desativa, como é caso comprovado aqui em Barra do Garças”, disse o denunciante que prefere ficar no anonimato para não sofrer represália.

Outro empresário do setor ressalta que contra a força não a argumento e o melhor seria a instalação de um Matadouro Municipal. Queremos ver se a municipalidade terá peito para isto, por que as administrações anteriores não quiseram colocar em pratica tal assunto. Mexer com a Friboi é tocar numa caixa de marimbondo”, disse.

Há quem observa que bem que os vereadores de bom senso deveriam entrar nesta parada dando suporte a administração municipal para que a ideia vingue.

Fica então a pergunta: cria-se um Matadouro Municipal, um Matadouro particular ou os dois, ou a Friboi volta a vender carne nas ruas da cidade?

Em tempo: A Carne suína e de frango também passou a ser um caso de polícia por que a região tem que buscar a produto em lugares distantes como Rondonópolis, Matupá e outros. O que comprova que a instalação de abatedouros viria sanar diversos problemas além de gerar emprego e rendas.

Correspondência

Barra do Garças 05 de Abril de 2022

Ao Jornalista Paulo Batista de Melo
Editor da A Gazeta do Vale do Araguaia
Nesta.

Senhor editor, servimos deste conceituado veiculo de comunicação, para que como Barra-garcenses solicitar e oferecer algumas soluções.

Como munícipes, nos sentimos no direito de solicitar algumas informações, temos aqui em nossa cidade (2) dois abatedouros bovinos equipados, porém sem funcionamento, nossos pequenos produtores e comerciantes, tem que dirigir a Nova Xavantina ou Primavera do Leste, para abater seus animais, onerando muito seu custo, culminando com um preço bem maior para nós consumidores. Se isto acontecer aqui, teremos um custo mais em conta e também mais um canal de emprego e rendas para o município.

Que os poderes constituídos ofereçam condições para estes comerciantes e produtores, dentro das normas exigidas por lei. Nosso maior abatedouro aqui instalado, não tem como atender um abate de poucos animais devido ao tamanho de sua estrutura.

Assim sendo, esperamos resposta ao exposto e reiteramos nossa esperança de solução e melhoria para todos.

Seja o primeiro a comentar sobre "MATADOURO"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*