Barra do Garças recebe classificação A em capacidade de pagamento no Tesouro Nacional Transparente

A colocação demonstra estabilidade financeira e atesta a saúde fiscal do município

Por SECOM-BG

A Prefeitura de Barra do Garças divulgou, nesta quarta-feira (04), a nova classificação do município no portal Tesouro Nacional Transparente, que analisa a capacidade de pagamento (CAPAG) dos municípios baseado em indicadores fiscais. Por muitos anos a cidade esteve na classificação C, na zona vermelha, e hoje se encontra na posição mais elevada, a classificação A.

O portal Tesouro Nacional Transparente leva em consideração três indicadores: de endividamento do município, de despesas e receitas e de disponibilidade de caixa. A avaliação é importante para que os Estados e Municípios possam conseguir crédito com garantia da União, junto à Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com a metodologia aplicada pela CAPAG, os municípios classificados com a nota A apresentam baixo risco de crédito para o Tesouro Nacional, caso desejem tomar empréstimos.

A Prefeitura de Barra do Garças já havia melhorado a classificação do município em 2021, quando subiu para nota B. Agora, a administração reforça ainda mais sua estabilidade contábil e a saúde fiscal do município, atingindo a nota máxima na avaliação do portal.

O prefeito municipal, Dr. Adilson Gonçalves, informou que o objetivo da gestão é manter a responsabilidade fiscal para que os investimentos não se tornem momentâneos. “Planejamento e organização são duas palavras-chave, então primeiro a gente põe a casa em ordem, como fizemos, depois a gente amplia os investimentos com os recursos disponíveis”, completou.

Para o secretário de Finanças, Fábio Tadeu Weiler, a elevação da classificação do município é resultado do compromisso que a administração atual tem perante o contribuinte. “Estamos apenas cumprindo o nosso papel, buscando sempre o máximo de excelência”, afirmou.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças recebe classificação A em capacidade de pagamento no Tesouro Nacional Transparente"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*